O beach break de Zicatela retorna ao cenário da WSL depois de um hiato de oito anos. A etapa vai valer 1500 pontos no Qualifying Series
Por Redação HC
Após oito anos, a onda de Puerto Escondido, México, volta a enquadrar seu nome na lista de etapas do Qualifying Series, a série classificatória para o Championship Tour da WSL.
O QS de 1,500 pontos não é de grande valor para o ranking, mas a etapa de Puerto vai além disso. As séries do beach break de Zicatela são um dos destinos preferidos dos surfistas de ondas pesadas do alto escalão. Além de que, se compararmos a qualidade da onda mexicana com a californiana de Huntington, por exemplo, o valor entre as etapas, 1,5k para Puerto e 10k para Huntington, parece não condizer com a realidade.
No início de 2019, um boato agitou o cenário de Puerto Escondido com a hipótese da realização de um QS de 10 mil pontos, mas nada foi concretizado pela WSL na época. Agora já no quadro de competições, Puerto rolará entre os dias 17 e 20 de Outubro. Quem defende o título é o brasileiro naturalizado havaiano Kiron Jabour, campeão em 2011.
O beach break de Zicatela foi palco de disputas do QS entre 2008 e 2011, sempre em boas condições.
Confira abaixo um vídeo produzido pela Quiksilver dos melhores momentos da final do Quik Pro Puerto que ocorreu em 2011: