28.7 C
Suva
sábado, 23 novembro, 2024
28.7 C
Suva
sábado, 23 novembro, 2024

Filipe Toledo afirma que superou depressão e volta mais agressivo em 2025

O bicampeão mundial de surf, Filipe Toledo, falou abertamente sobre sua batalha contra a depressão e a decisão de se afastar do Circuito Mundial em 2024 para cuidar da saúde mental, em entrevista ao portal Globo Esporte. Filipe destacou a importância de Simone Biles, ginasta americana, ao expor sua vulnerabilidade nas Olimpíadas de 2021, abrindo caminho para mais conversas sobre a saúde mental no esporte.

“Essa atitude que ela teve marcou muito o mundo do esporte. Acho que isso só gerou forças para outros atletas entenderem a situação e tomarem uma atitude”, disse o surfista.

Filipe revelou que os primeiros sinais de sua depressão começaram em 2019, após uma derrota na Gold Coast. Mesmo com bons resultados subsequentes, como um vice-campeonato em Bells Beach, o peso das cobranças e a distância da família foram desgastando o atleta. “Eu me encontrei num lugar onde jamais imaginei que poderia chegar”, desabafou Toledo. “Tenho muitos anos de profissional com cobranças normais de trabalho, patrocinadores, estando pouco em casa e quase não vendo os meus filhos crescerem”.

Ele também destacou o papel crucial da família e da fé em sua recuperação. “Foi um momento em que eu me apaguei muito à minha família e à minha fé. […] O surfe, não o de competição, mas o surfe de diversão, também me ajudou muito”, afirmou.

Em 2024, Filipe decidiu se afastar das competições para cuidar de sua saúde mental. Após a conquista do bicampeonato em 2023, o surfista sentiu que a pressão estava voltando: “Foi aí que eu vi que era o momento de me cuidar. Eu estava indo pelo mesmo caminho de 2019”.

Agora, Filipe Toledo se prepara para retornar ao circuito mundial em 2025, renovado e com uma nova perspectiva sobre o esporte e a vida. “Estou tranquilo e esse sempre foi o plano, de descansar esse ano e voltar em 2025. […] volto mais relaxado, mais tranquilo e vou para cima. Aquele Filipe passivo, tranquilo já era. Vou voltar a ser aquele Filipe mais agressivo do meu início no Circuito. Teremos etapas novas, o Finals vai ser em Fiji e eu vou entrar firme e leve para esse ano que vem aí.”

O bicampeão também deixou uma mensagem importante para quem enfrenta desafios emocionais: “O principal é buscar ajuda. Ninguém precisa passar por isso sozinho. […] Foram quase três anos nessa baixa da minha vida, mas consegui voltar bem e ganhar dois títulos mundiais”.

Para ler a entrevista completa clique aqui.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias