24.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024
24.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024

“Tema religioso” leva Chumbinho a refazer pintura de suas pranchas para as Olimpíadas

Os Jogos têm regras estritas focadas na neutralidade e por esse motivo Chumbinho não poderá usar a pintura do Cristo Redentor em suas pranchas nas Olimpíadas

Segundo a regra do artigo 50 da Carta Olímpica, “não se permite nenhum tipo de manifestação ou propaganda política, religiosa ou racial em qualquer lugar político, sítio ou qualquer outro lugar“. Esta regra busca manter a neutralidade total durante os Jogos Olímpicos, evitando qualquer tipo de controvérsia que possa surgir de símbolos ou mensagens exibidas pelos atletas.

Recentemente, João Chianca, conhecido como “Chumbinho” e um dos surfistas classificados para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos no Taiti, usou suas redes sociais para compartilhar o quiver de pranchas que usará na competição. Ele também explicou que terá que refazer a pintura de suas pranchas, que atualmente exibem a imagem do Cristo Redentor. De acordo com as regras olímpicas, essa pintura não é permitida, pois Cristo é uma figura religiosa, e os Jogos têm regras estritas focadas na neutralidade, conforme consta no artigo 50 da Carta Olímpica.

+ Conheça a estrutura da Casa do Brasil durante as Olimpíadas em Teahupoo

Em suas redes sociais, João Chianca declarou: “Acabo de receber a notícia de que a pintura não está autorizada nos Jogos Olímpicos porque Cristo é uma figura religiosa. E os jogos têm regras estritas e se centram na neutralidade total. Obrigado a todos pelo apoio, essas pranchas estão lindas! Sempre buscarei refazer essa pintura”. A explicação foi dada nos stories do surfista, que já não estão mais no ar.

As Olimpíadas começarão no dia 27 de julho e irão até o dia 5 de agosto, com um período de espera necessário para a realização do evento, que precisa de quatro dias de boas condições de ondas. No dia 26 de julho, haverá o desfile de abertura dos Jogos, simultaneamente no Taiti e em Paris.

A equipe brasileira convocada para os Jogos é formada por Gabriel Medina, Luana Silva, Tainá Hinckel, Tatiana Weston-Webb, Filipe Toledo e João Chianca. Eles ficarão hospedados em uma casa localizada em frente à bancada de Teahupoo. A escolha do local foi acertada entre a CBSurf e o COB há três anos, após uma visita técnica ao local das competições.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias