24.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024
24.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024

Olimpíadas se aproximam com previsão de ondas gigantes em Teahupoo

Segundo o site de previsão oceânica Swellnet, uma grande ondulação está prevista para atingir o Taiti nas próximas semanas, às vésperas do início das Olimpíadas. As provas de surf em Paris 2024 acontecerão em quatro dias dentro de uma janela de dez dias entre 27 de julho e 5 de agosto na bancada taitiana de Teahupoo.

Atualmente, os surfistas olímpicos estão em Teahupoo, se preparando para os jogos, enquanto um conjunto potente de condições climáticas se desenvolve a 3.000 quilômetros ao sudoeste.

De acordo com o Swellnet, uma progressão frontal significativa  deve se formar ao sul da Nova Zelândia, pressionada por um sistema de alta pressão sobre o sul da Austrália. Essa interação entre o sistema de alta pressão e os ventos polares de oeste colocará em movimento uma ondulação que, segundo apontam os gráficos de previsão do site, pode ser comparada à famosa ondulação “Código Vermelho” de agosto de 2011.

+ Filipe Toledo viaja à Costa Rica a menos de um mês para o início das Olimpíadas

O fenômeno será impulsionado por um fenômeno climático conhecido como Trincheira de Longa Onda (Long Wave Trough, LWT) se desenvolvendo a sudeste da Nova Zelândia. A LWT é uma característica atmosférica superior que direciona frentes frias e outras características de superfície para áreas específicas. Com a LWT concentrada a sudeste da Nova Zelândia, tempestades do Oceano Antártico serão direcionadas para essa região na próxima semana. Esse estado de mar agitado funciona como um catalisador para tempestades subsequentes, permitindo que o crescimento das ondas acelere mais rapidamente do que em um mar calmo.

ondas gigantes olimpiadas
Segundo apontam as previsões do Swellnet, ondulação que avança em direção ao Taiti poderá ser equivalente ao “Código Vermelho” de 2011 e 2023. Foto: Reprodução

Sobre esse mar ativo, um sistema frontal ainda mais forte passará neste fim de semana e no início da próxima semana. Com velocidades de vento esperadas para alcançar a força de tempestade (55 nós – 100 km/h) ao passar pela costa leste da Nova Zelândia, os mares abertos devem atingir 45 pés, ou 13,5 metros, direcionados diretamente para o Taiti.

Essa ondulação chegará ao Taiti criando uma semana de ondas grandes, com o pico previsto para quarta-feira, 10 de julho, ou quinta-feira, dia 11 – duas semanas antes do início dos Jogos. Isso, de acordo com Swellnet, criará um espetáculo raro. As ondas devem alcançar mais de 15 pés – cinco a seis vezes a altura de um homem – e provavelmente serão surfadas apenas de town-in. A qualidade das ondas dependerá dos ventos locais, que serão monitorados de perto nos próximos dias.

A ondulação “Código Vermelho” de 2011 recebeu esse nome devido ao sinal usado pelas autoridades taitianas para interromper qualquer atividade náutica por 24 horas. Até agora, esse sinal foi usado apenas duas vezes, a segunda em julho de 2022. Apesar da proibição, surfistas pegaram ondas em Teahupoo durante ambas as ondulações. Com a atenção global voltada para a região, será interessante observar a resposta das autoridades se um terceiro “Código Vermelho” for anunciado.

Além disso, há preocupação com possíveis danos à infraestrutura local devido à inundação da costa taitiana causada por tais ondulações.

Com a previsão de ondas gigantes se aproximando, os Jogos prometem começar com um espetáculo inigualável em Teahupoo.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias