A partir deste sábado, dia 27 (noite de sexta-feira, no Brasil), a famosa onda de Snapper Rocks, na Gold Coast australiana será palco da abertura do WSL Challenger Series 2024, com o Bonsoy Gold Coast Pro. Esta competição, que se estenderá até o dia 4 de maio, marca o início de uma série de seis etapas anunciadas para este ano para o circuito de acesso à elite do surf mundial.
O Challenger Series classifica 10 homens e 5 mulheres que se qualificarão para o Championship Tour 2025. Esta série integra surfistas rebaixados do CT, bem como aqueles que se classificaram através do Qualifying Series, além de convidados especiais selecionados pela WSL.
Entre os competidores confirmados para esta etapa na Gold Coast, destacam-se 20 brasileiros inscritos e mais cinco confirmados entre os suplentes. A lista principal inclui o nome de João Chianca, cuja participação nesta competição tem um significado especial, uma vez que o brasileiro busca readquirir o ritmo das competições após um acidente ocorrido em Pipeline, no Havaí, em dezembro do ano passado.
Desde o incidente, Chumbinho não competiu e deve receber um convite da WSL para retornar à elite mundial em 2025, no entanto, voltar ao ritmo das competições é muito importante para o surfista, que integra a equipe olímpica do Brasil nos jogos de Paris 2024
A temporada começa na Austrália e passa pela África do Sul, Estados Unidos, Portugal, até chegar no Brasil, para encerrar a disputa pelas vagas nos dias 12 a 20 de outubro na Praia de Itaúna, em Saquarema.
Brasileiros Inscritos no Bonsoy Gold Coast Pro:
- Alejo Muniz – wildcard da WSL South America
- Caio Ibelli – Top do CT em 2024
- Cauã Costa – QS da WSL South America
- Deivid Silva – Top do CT em 2024
- Edgard Groggia – QS da WSL South America
- Heitor Mueller – QS da WSL South America
- Ian Gouveia – QS da WSL South America
- Jadson André – Top do CT em 2023 sem classificação para o CS
- João Chianca – Top do CT em 2024
- Lucas Silveira – QS da WSL South America
- Luel Felipe – QS da WSL South America
- Mateus Herdy – Top 20 do CS
- Miguel Pupo – Top do CT em 2024
- Michael Rodrigues – Top 20 do CS
- Rafael Teixeira – QS da WSL South America
- Samuel Pupo – Top do CT em 2024
Suplentes
- Leo Casal
- Lucas Vicente
- Rodrigo Saldanha
- Ryan Kainalo
Mulheres
- Laura Raupp – Top 35 do CS em 2023
- Luana Silva – Top do CT em 2024
- Sophia Medina – Top 35 do CS em 2023
- Tainá Hinckel – QS da WSL South America
Suplente
- Anne dos Santos