Após o segundo dia de disputas do ISA World Surfing Games 2024, em Porto Rico, Yago Dora, todos os brasileiros seguem dentro da competição que pode garantir mais uma vaga ao Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024 caso a equipe brasileira vença a competição. Gabriel Medina, Filipe Toledo, Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel avançaram e se mantém na chave principal, enquanto Luana Silva caiu para a repescagem mas ainda tem chances de disputar o título.
Pelo segundo dia consecutivo, Carissa Moore (EUA) e Yago Dora (BRA) obtiveram as melhores pontuações. Um 8,83 para Dora em El Pico, enquanto Moore liderou a ação em Margara somando 16 pontos.
Medalhista olímpica de ouro e cinco vezes campeã da WSL Carissa Moore mostrou que “está no jogo” ao obter a nota mais alta do dia entre as mulheres, 8,50, que acabou por consolidar a maior pontuação no evento. A havaiana de 31 anos que recentemente anunciou uma pausa do circuito mundial profissional, disse que está aproveitando seus dias em Porto Rico para surfar com alegria: “Acredito que o surf trata-se de alegria e amor. Sinto que, você sabe, é incrível, o surf e o oceano nos conectam a todos ao redor do mundo e nosso amor pelo surf, e você realmente pode sentir isso aqui neste evento. Acho isso ótimo“.
Yago Dora entrou em ação na nona bateria da segunda fase, O brasileiro chegou a serultrapassado pelo polonês Maksymilian Michalewski no placar, mas recuperou-se com uma pontuação de 8.83, a maior da competição até o momento, e assumiu a liderança. Ele e Maksymilian avançam para a próxima fase, enquanto Guilherme Fonseca (POR) e Elliot Paerata-Reid (NZD) caíram para a repescagem.
Nos demais confrontos protagonizados por brasileiros no dia, Gabriel Medina avançou em primeiro lugar junto com o local Dwight Pastana (2º). Já o atual campeão do mundo, Filipe Toledo, chegou a ficar em terceiro lugar em sua bateria, mas recuperou a liderança com duas manobras fortes de backside, avançando par54a a próxima fase juntamente com o canadense Cody Young na segunda posição.
No feminino, Tatiana Weston-Webb foi a primeira brasileira a competir no domingo, na sexta bateria do round 2. Ela chegou a ficar em terceiro lugar no placar, mas reassumiu a liderança logo em seguida. Aos 8 minutos do fim, garantiu a primeira colocação com a surfista das Bahamas, Chelsea Tuach.
As brasileiras Taina Hinckel e Luana Silva competiram juntas na bateria 11 da segunda fase enfrentando a alemã Rachel Presti e a atual campeã mundial Caroline Marks (EUA). Taina assumiu a liderança logo no início e consolidou sua posição com uma boa onda pouco depois. A disputa pela segunda vaga ficou acirrada, com Presti marcando 4.13 pontos aos 8 minutos. Caroline Marks subiu para o segundo lugar aos 11 minutos e se manteve nessa posição até o fim do confronto. Luana Silva não conseguiu melhorar sua posição, terminando em quarto lugar com 2.67 pontos e indo para a repescagem, enquanto Rachel ficou em terceiro.
A competição será retomada nesta segunda-feira com a continuação da Rodada 1 da repescagem do Feminina nas ondas de Rastrial e a Rodada 1 da repescagem Masculina em El Pico.
O ISA World Surfing Games 2024 pode ser acompanhado ao vivo no YouTube nos canais do Time Brasil, Caze Tv e ISA.