25.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024
25.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024

XCEL aposta em materiais naturais para “aposentar” neoprene

A empresa de roupa de borracha XCEL anunciou que vai abandonar o uso de neoprene em seus produtos até 2026. A marca é uma das líderes do mercado tradicional de wetsuits e a decisão é um marco importante para a indústria do surf.

A mudança foi motivada por preocupações ambientais e de saúde pública. O neoprene é um material feito de cloropreno, um produto químico que é considerado um provável carcinógeno humano, conforme já relatado pelo documentário The Big Sea. Além disso, a produção de neoprene também é um processo extremamente poluente.

A missão da XCEL agora é trabalhar no desenvolvimento de novos materiais que sejam mais sustentáveis e seguros. Nesse sentido, a empresa está testando diferentes tipos de borracha natural, como a borracha de soja e a borracha de algas.

“Estamos comprometidos em produzir uma roupa de borracha mais responsável há vários anos e hoje estamos 80% lá, com diversos componentes ecológicos em nossa linha atual”, afirmou Lance Varon, Head of Product da XCEL. “Já utilizamos fios de tingimento ecológicos, colas à base d’água, carbono preto e processamento de casca de ostra em todos os nossos trajes. E agora, estamos finalizando os testes de materiais naturais livres de neoprene, que proporcionam o desempenho de performance que nossos surfistas mais dedicados necessitam em termos de elasticidade, calor e durabilidade, tudo isso com um preço adequado.”

A decisão da XCEL é um passo importante para a transição do surf no caminho de uma indústria mais sustentável. A marca está mostrando empenho para produzir wetsuits de alta performance sem prejudicar o meio ambiente ou a saúde humana.

Questionamentos do documentário The Big Sea

A novidade serve de reforço para as mensagens do documentário recém-lançado “The Big Sea”. O filme destaca o fato de que o cloropreno foi classificado como carcinógeno humano pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) em 2010. O impacto terrível desse produto químico na saúde das comunidades da região da fábrica de neoprene é alarmante. Devido às emissões do componente, o risco da doença para os residentes da cidade norte-americana de Louisiana é o mais elevado dos Estados Unidos; é 50 vezes a média nacional.

Nesse sentido, a XCEL está assumindo a sua responsabilidade ambiental e social, além de contribuir como exemplo para que outras marcas também adotem o compromisso com a sustentabilidade e saúde humana.

+ Rocky Spirit 2023: Veja os vencedores e aproveite a última chance de assistir aos melhores filmes

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias