28 C
Papeete
sexta-feira, 19 julho, 2024
28 C
Papeete
sexta-feira, 19 julho, 2024

Está na hora de saber como é feita sua roupa de borracha: documentário denuncia fabricante de neoprene por causar câncer em população vizinha

Um documentário está prestes a mudar a perspectiva dos surfistas sobre suas amadas roupas de borracha. “The Big Sea”, dos cineastas Lewis Arnold e Chris Nelson, revela uma conexão alarmante entre o neoprene, o material dos wetsuits, e uma tragédia que assola “Cancer Alley,” uma região ao longo do rio Mississippi, nos EUA, que abriga mais de 200 usinas petroquímicas e refinarias.

Filmado ao longo de três anos na Califórnia, Louisiana, Reino Unido, Irlanda, França, Espanha e Austrália, este documentário traz insights de especialistas da indústria, surfistas, cientistas, ativistas ambientais e oncologistas. É uma jornada que transcende fronteiras geográficas e disciplinas, unindo vozes de diferentes partes do mundo para abordar uma questão extremamente crítica.

Localizada entre Nova Orleans e Baton Rouge, “Cancer Alley” ganhou seu nome devido à alta incidência de câncer entre seus habitantes. A causa devastadora desse problema está diretamente ligada à produção de cloropreno, um componente vital na fabricação do neoprene.

A fábrica da Denka em Reserve Louisiana é a única produtora de roupa de borracha de cloropreno nos Estados Unidos. Erguendo-se no local de uma antiga plantação na região de “Cancer Alley”, a fábrica lança uma sombra mortal sobre a comunidade local, muitos dos quais são descendentes de escravos que trabalharam nesta terra.

O documentário “The Big Sea” também destaca o fato de que o cloropreno foi classificado como um provável carcinógeno humano pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) em 2010. O impacto terrível desse produto químico na saúde das comunidades do local é alarmante. Devido às emissões do componente, o risco da doença para os residentes é o mais elevado dos EUA; é 50 vezes a média nacional.

O surfista e cineasta, Lewis Arnold, ficou chocado ao descobrir essa conexão e decidiu investigar mais profundamente. “The Big Sea” é um apelo à consciência dos surfistas para que reflitam sobre suas escolhas de consumo e pressionem as marcas a adotarem práticas mais éticas na fabricação de roupas de borracha.

Embora a situação possa parecer sombria, existem alternativas. Algumas empresas já estão substituindo o neoprene tradicional por borracha natural, uma opção mais sustentável e menos prejudicial à saúde. No entanto, a transição não será fácil e os desafios exigem o engajamento do consumidor.

“The Big Sea” lança luz sobre uma questão ambiental e de saúde pública crítica e convida a comunidade do surf a repensar suas escolhas. É uma oportunidade para que os surfistas se tornem agentes de mudança, não apenas para si mesmos, mas também para as comunidades impactadas negativamente pela produção de neoprene. Este documentário é uma chamada à ação para uma indústria que se orgulha de sua sustentabilidade, mas precisa enfrentar sua responsabilidade ambiental e social. É hora de os surfistas saberem o que estão vestindo, de onde vem e como podem fazer a diferença. O documentário pode ser um marco nesse processo de conscientização e transformação.

Veja o trailer do documentário:

+ Descubra a ciência por trás das roupas de borracha

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias