Conhecida por suas praias paradisíacas e pelo surf de alta qualidade, a cidade de Ubatuba enfrenta desafios urgentes relacionados à qualidade da água do mar e dos rios. Recentemente, a CETESB classificou diversas praias, incluindo Itamambuca, como impróprias para banho e a informação chocou turistas e moradores. A medição é feita regularmente e, atualmente, a praia já está com bandeira verde novamente, embora o Rio Itamambuca ainda permaneça impróprio.
Leia mais:
+ Projeto ambiental troca aula de surf por coleta de lixo em Santos
+ ISA adota medidas rigorosas para manter tops do CT no World Surfing Games
+ Opinião | Com Fiji, sem piscina e J-Bay, Circuito Mundial 2024 da WSL promete ser mais equilibrado
Com o intuito de debater sobre essa questão crítica, o evento “Surf Consciente” organizado em conjunto pela PGA Itamambuca e MMC Ubatuba, acontecerá no domingo, 24 de setembro, a partir das 8h, na praia de Itamambuca (canto direito). Este evento, gratuito e aberto ao público, tem como objetivo reunir surfistas, moradores, educadores e ambientalistas para defender a saúde do Rio e Praia de Itamambuca.
O tema central do evento é “Rio limpo, onda limpa: Itamambuca que queremos!”. A iniciativa busca não apenas conscientizar, mas também mobilizar a comunidade para lidar com a qualidade da água e a preservação do ambiente natural.
Confira a programação gratuita do Surf Consciente
8h – Concentração no canto direito do Rio Itamambuca;
8h30 – Yoga com Professora Fiorella Lordi;
9h às 12h – Massagem gratuita com Sandra da Corpo e Mar;
9h – Roda de conversa: “O engajamento do Surf na proteção das ondas e do meio ambiente”. Participação de mulheres surfistas e ativistas (atletas, professoras, jornalistas e freesurfers de Ubatuba);
10h – Limpeza do Rio e Praia de Itamambuca. Traga seu SUP ou pranchão para ajudar na limpeza do Rio Itamambuca;
11h30 – Foto e ativismo com os participantes para oficializar o manifesto: Itamambuca que queremos!
12h – Sorteio de diversos produtos de parceiros e patrocinadores para quem participar da limpeza.
A partir das 12h: Surf consciente com os participantes do evento.
Durante toda a programação, stands dos parceiros ambientais com atividades interativas.
A falta de saneamento básico, agravada por fortes chuvas, é uma das razões prováveis para a classificação negativa das águas. Esse evento propõe o debate, bem como enfatiza o papel crucial do envolvimento da comunidade na resolução dessas questões.
+ Cinema e praia: Rocky Spirit desembarca no Rio neste final de semana