Três surfistas de Los Angeles tomaram a iniciativa de criar um surf camp com o objetivo de combater a falta de diversidade no surf. Giselle Carrillo, Vanessa Yeager e Cassie Comley são as fundadoras do Courage Camps, que desde 2017 vem promovendo inclusão ao criar uma comunidade de surfistas latinos no sul da Califórnia.
Leia mais:
+ Qual seria o time ideal do Brasil para as Olimpíadas?
+ Kelly Slater: “Não quero o cargo de CEO da WSL”
+ Jornalista diz que álcool e ‘comportamento inadequado’ motivaram a saída de Erik Logan da WSL
O projeto oferece aulas gratuitas, desafiando os estereótipos em torno do surf. Além disso, proporciona o lazer para crianças com pouca oportunidade experimentarem o potencial transformador do esporte.
Giselle Carrillo, a idealizadora do projeto, é parte da primeira geração de surfistas latinos, nascida e criada em Los Angeles. Sua jornada foi moldada pela vivência em uma família de imigrantes mexicanos que dependiam de salários muito baixos. Com o intuito de melhorar o status socioeconômico de sua família, Giselle concentrou-se na educação, deixando de lado atividades de lazer e esportivas.
No entanto, aos 25 anos, ela decidiu desafiar o estigma e enfrentar seus medos ao entrar no mundo do surf. Ela percebeu que não havia surfistas latinos na região e, inicialmente, acreditou que o mar não era para ela. Nas ondas de Venice Beach, Giselle encontrou algo que havia perdido por muitos anos: sua coragem.
A ideia para o Courage Camps veio em 2017, quando Giselle e suas amigas decidiram levar dois amigos para surfar. A iniciativa cresceu rapidamente, passando de dois para cinco e, eventualmente, alcançando trinta participantes. Com a receptividade do projeto tomando força, tem sido cada vez maior o número de participantes latinos dos bairros de Los Angeles.
Além das aulas de surf, o Courage Camps busca capacitar as crianças a enfrentarem seus medos e descobrirem sua coragem. O projeto também desempenha um papel significativo em tornar o surf mais inclusivo e diversificado.
Para saber mais sobre a iniciativa e acompanhar suas atividades, acesse o site aqui.