A Gerdau e o Circuito Brasileiro de Surf se uniram para levar a consciência ambiental aos vencedores do Dream Tour, elite do surfe brasileiro. A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, vai oferecer um troféu exclusivo aos atletas campeões e vice-campeões do Circuito Brasileiro de Surf, o Dream Tour 2023.
Essa ação se soma ao patrocínio da Gerdau ao Dream Tour 2023, campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Surf – CBSurf. O campeonato conta com seis etapas em praias do Sul e Nordeste do País e com a participação de 88 atletas – 24 no feminino e 64 no masculino.
+ 2ª etapa do Brasileiro de Longboard e SUP coroa campeões em Jacaraípe (ES)
“É com satisfação que a Gerdau se une ao principal campeonato de surfe brasileiro, reforçando a importância do esporte como agente de inclusão social e de engajamento em práticas sustentáveis”, afirma Pedro Torres, diretor global de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Gerdau. “Feitos com aço Gerdau 100% reciclável, os troféus dos campeões e vice-campeões do circuito, nas categorias feminina e masculina, homenageiam o esporte e ressaltam os benefícios da circularidade de materiais e da cadeira de reciclagem de sucata metálica no País”, completa.
O troféu foi criado pelo artista Manfra e inspirado no formato do ‘tubo’, que é considerado um dos momentos mais icônicos do surfe. Com a intenção de promover uma mensagem de sustentabilidade e consciência ambiental ao torneio, ele também homenageia o esporte e ressalta os impactos positivos da circularidade de materiais e da cadeia de reciclagem de sucata metálica do Brasil. Foi produzido em aço Gerdau infinitamente e 100% reciclável e com uma baixa pegada de emissões de carbono.
“A Gerdau escolheu com cuidado cada um dos detalhes deste troféu, desde os materiais utilizados, até o nome do artista. Desta forma, entregamos aos campeões do Dream Tour muito mais do que uma premiação, mas sim uma peça símbolo de uma vitória totalmente conectada e equilibrada com a natureza do surfe”, diz Teco Padaratz, Presidente da CBSurf.
A Gerdau é a maior recicladora de sucata metálica da América Latina, transformando mais de 11 milhões de toneladas do material em aço anualmente. Uma das fontes de geração de sucata metálica é o desmantelamento de navios, o que permite com que um volume importante destes materiais sejam retirados dos mares brasileiros e transformados em novos produtos de aço, uma vez que o aço é um item infinitamente e 100% reciclável.
]O patrocínio ao principal campeonato de surf do País complementa a estratégia de patrocínios esportivos da Gerdau como uma maneira de impactar positivamente e se aproximar ainda mais da sociedade brasileira. Atualmente, a empresa é patrocinadora das equipes feminina e masculina de vôlei do Minas Tênis Clube e do projeto social Formação de Atleta promovido pelo clube. No futebol, a companhia patrocina o time feminino do Cruzeiro; o time masculino do Atlético Mineiro e o projeto Galo Social, voltado à formação educacional e esportiva de crianças e jovens; e, também, as categorias de base do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e do Sport Club Internacional.
As etapas do Dream Tour serão transmitidas no sportv, a partir das quartas de final. Em paralelo ao evento esportivo, serão promovidas ações de responsabilidade socioambiental com o objetivo de engajar as comunidades locais e mostrar os benefícios do investimento em educação e no esporte. Entre as iniciativas estão a gestão de resíduos, reflorestamento e doação de pranchas às escolinhas de surf locais.
A Gerdau contribuirá para manter o Brasil como referência mundial no surfe – esporte que conta com 45 milhões de fãs e três milhões de praticantes em território nacional.
A Divisão Principal do Circuito Brasileiro conta com empresas que dão a dimensão da relevância do evento no cenário esportivo nacional. O Dream Tour tem a Shell como a cota principal Coapresenta, a VIVO e Corona como Patrocinadora Master e a Gerdau como Patrocinadora.
O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surfe, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.