Quando o havaiano Mark Healey lança um vídeo em seu canal, nós geralmente paramos tudo o que estamos fazendo, soltamos o play, e apreciamos a partilha deste surfista que é praticamente um homem da água. Neste caso, ele publicou o último de quatro vídeos de sua aventura velejando em Fiji, que mostra 11 minutos de uma sessão insana do waterman de biquilha.
+ Free surfer manda o recado: “Sejamos nós mesmos para além das normas culturais”
Na descrição do vídeo Healey escreve: “Parte IV de nossa aventura épica de navegação em Fiji. Surfando um tubo deixado na minha biquilha sem ninguém além de nós!”.
Confira:
Vídeo: Mark Healey / YouTube
São duas as estações de surfe em Fiji — inverno (abril-outubro) e verão (novembro-março).
O inverno é considerado o melhor para experientes, pois durante esta temporada você pode pegar as maiores ondas: ventos fortes sopram do sul, trazendo ondas de 2 a 5 metros de altura. Normalmente, apenas surfistas avançados escolhem surfar durante este período.
A quente temporada de verão é mais adequada para surfistas menos experientes para aprender e treinar suas habilidades. Ventos acalmam-se neste momento causando swells mais curtos. O tempo é bastante quente.
Não pense, no entanto, que o surf de verão em Fiji é muito fácil — na verdade, uma variedade de swells diferem de um lugar para outro.
As ondas mais fabulosas você encontra em Cloudbreak, Restaurants e Frigates Pass.
Cloudbreak está situada em um recife protegido, a 4,83 km a sul de Namotu Island Resort.
Este recife de esquerdas de classe mundial é frequentemente votada uma das dez ondas mais ou melhores desafiadoras do mundo. Como várias quebras de recifes tropicais, Cloudbreak tende a ficar mais rasa, mais rápida e mais crítica à medida que a onda se estende.
Localizado a sudeste de Namotu Island Resort, Restaurants é conhecida como um sonho do surfista. Por muitos, é considerada a melhor onda de Fiji, e acessível à ampla gama de surfistas.
Sendo acessível apenas por barco, Frigates Pass pode competir com Cloudbreak por tamanho, consistência e energia. É uma bela recomendação para surfistas experientes com pranchas mais longas, essenciais para combater o forte maral.