De acordo com um novo estudo, os surfistas estão em companhia de tubarões mesmo quando não percebem.
O relatório vem do Shark Lab, de Long Beach, Califórnia, e mostra que os grandes tubarões brancos juvenis são mais comuns do que se pensava em locais populares de surfe no sul da Califórnia e praias de natação em San Diego e Santa Bárbara.
+ Sobrevivente relata ataque de tubarão. Assista ao emocionante relato
“Os tubarões brancos juvenis eram frequentemente observados a 50 metros de onde as ondas quebram, colocando surfistas e praticantes de stand-up paddle na maior proximidade desses animais nos locais de agregação”, disse Patrick Rex, que publicou o estudo, em um comunicado. “Na maioria das vezes, os usuários da água nem sabiam que os tubarões estavam lá, mas podíamos vê-los facilmente do ar.”
Conforme mencionado por Rex, o estudo foi conduzido por meio de imagens de drones de cima. Ao longo de dois anos, os pesquisadores examinaram 26 locais na costa da Califórnia. E eles descobriram que em dois locais – no condado de San Diego e no condado de Santa Bárbara – juvenis de tubarões brancos com idades entre um e cinco anos nadavam perto das pessoas 97% do tempo.
No entanto, não houve ataques durante o estudo.
“Acho que as pessoas ficarão chocadas com essas descobertas – nunca esperávamos ver tantos encontros todos os dias sem incidentes”, disse Chris Lowe, diretor do Shark Lab. “Também estamos usando drones para examinar como eles se comportam quando estão perto das pessoas e como eles podem diferenciar entre surfistas e nadadores”.
Assim, embora a regularidade dos tubarões nas filas possa ser alarmante, o fato de eles não morderem ninguém pode mudar as opiniões sobre o comportamento dos tubarões.
“Não se trata apenas de tubarões, trata-se de pessoas”, disse Lowe. “Este estudo pode mudar a percepção das pessoas sobre o risco que os tubarões representam para as pessoas que compartilham o oceano com eles.”