Escolher as melhores ondas é uma das habilidades mais importantes que um surfista pode desenvolver. Para tanto, é preciso consideração vários fatores, como você confere abaixo, explicados, estes itens para aprimorar e desenvolver sua habilidade no surf.
Veja também:
+ Como lidar com as correntes de retorno
+ O guia de nutrição definitiva para surfistas
+ Confira os ensinamentos do master Zen Gerry Lopez
- Observação: perceber e avaliar as condições do mar antes de entrar na água. Isso significa avaliar pelo menos a direção e tamanho das ondas; a intensidade do vento e a maré.
- Compreensão do local onde a onda quebra: o pico aonde a onda começa a quebrar e a formar a crista. Saber onde o pico está e como ele se move ao longo da praia pode ajudar o surfista a escolher as melhores ondas.
LEIA: Surfista salva nadadora presa na corrente entre as pedras
- Posicionamento na água: o surfista precisa posicionar-se corretamente em relação ao pico para pegar as melhores ondas. Isso significa ficar no lugar certo na formação das ondas, onde as ondas começam a se levantar, para poder pegá-las na subida.
- Observar outros surfistas: algo fundamental. Observar onde os outros surfistas se posicionam e quais ondas eles estão pegando.
- Experiência: Finalmente, escolher as melhores ondas é uma habilidade que vem com a experiência. Quanto mais tempo o surfista passa na água, mais ele será capaz de ler as condições e escolher as melhores ondas.
Em resumo, para escolher as melhores ondas, o surfista precisa observar as condições do mar, entender o pico, posicionar-se corretamente na água, observar outros surfistas e adquirir experiência.