Após dois adiamentos por causa de mau tempo, a segunda edição do Festival de Surf Feminino nas do Campeche, em Florianópolis (SC), aconteceu no dia 12 de novembro, com muito sol, e uma grande festa para o surf feminino catarinense
Esta foi a segunda edição do evento, que é realizado pela Associação de Surf do Campeche, a ASC. Recebendo o nome de Sehat Floripa e com a apresentação de Hero Softboards, o evento contou com mais de 40 atletas de diversas categorias.
O campeonato contemplou as modalidades de Longboard; Bodyboard; Surf Adaptado com as categorias Deficiente Visual e Deficiente Físico; e Pranchinha, que contou com as 5 categorias Surf School, Intermediário, Surf Kids (sub12), Open e Old School (35+).
+ ISA lança política para surfistas transgêneros
+ 12 minutos imperdíveis de Yago Dora. Solta o vídeo
+ “Não vai curar tão rápido”, diz Italo Ferreira sobre lesão
Através dessas categorias, o evento chama a atenção pela inclusão, já que engloba todos os níveis de surf e todas as idades. Na premiação foram 7 pranchas, além de troféus, medalhas e muitos outros prêmios de apoiadores.
Além do campeonato, aconteceu também uma feirinha interativa entre as marcas e o público, além de diversas atrações como cama elástica para as crianças, opções de alimentação, entre outros.
As atletas puderam desfrutar não só do campeonato em si, como também de Massagem com o SPA Thai na areia, treinamento físico com a Fisioterapeuta Lorrani de Paula, suco de açaí do Só Açaí Morro, óleos essenciais da Pacharoma Sinergias, além de água, frutas e protetor solar oferecidos pela Panvel Farmácias.
A festa de premiação e encerramento do festival ocorreu no patrocinador oficial do evento, o Sehat Floripa, na Av Pequeno Príncipe 859, onde centenas de pessoas puderam assistir à premiação e brindar ao som da banda de surf music, Town In.
Finalistas de cada categoria
Open:
1º Rafa Dmi @rafaeladmi
2º Gaby Borges @gabyborges
3º Pamela Chan @pamela_chan
4º Isabel Bedushi @bellsurf
Surf Kids:
1º Joana Martins @joanab.martins Bicampeã
2º Sofia Maehashi @onlysurfsaves
3º Nalu Demski @naludemski
4º Nicole Dotti @nicdotti
Old School:
1º Gabi Borges @gabyborges
2º Rafa Burigo @rafaelaburigo
3º Isabel Bedushi @bellsurf
4º Ana Martins @analugmar
Intermediária:
1º Dhana Lima @dhanalima
2º Luísa Kós @luisadkos
3º Nati Ribas @natimascote
4º Bianca Cambruzzi @bicambruzzi
Surf School:
1º Fabíola Pedrotti @fapedrotti
2º Luara Coutinho @heyteacherluara
3º Emili Barbi @emilibarbi
4º Gabi Toscani @gabriela_toscani
Bodyboarding:
1º Vanessa Luz @vanessluz
2º Fabíola Crescentini @fabiolacrescentini
Adaptado DV:
1º Ingrid Medina @ingridmedinak
2º Silvia Bento @silviabento6
3º Mari Busnelo @busnellomariana
Adaptado DF:
1º Andrea Áreas @deiaareassc
2º Vera Quaresma @veraquaresma
Longboard:
1º Simone Costa @simonedallacosta
2º Yasmin Furlan @ysfrln_
História do Festival
O primeiro Festival de Surf Feminino da Associação de Surf do Campeche (ASC) ocorreu em março deste ano, em comemoração ao mês da mulher. O sucesso foi tanto que uma segunda edição foi cogitada para outubro, em razão do Outubro Rosa, logo ao terminar a primeira edição.
No entanto, devido a fortes chuvas em Santa Catarina durante o mês de outubro, o evento teve de ser adiado duas vezes, acabando por ser realizado no dia 12 de novembro. O dia foi ensolarado, de calor e água cristalina no campeche.
Apesar do mar baixo em comparação à primeira edição, as meninas deram um show de surf, mostrando que estão ativas no esporte e prontas para alcançar um próximo nível.
“Se engana quem pensa que esse festival é só um campeonato. Na verdade, é muito mais do que isso. É praticamente um ato político por mais igualdade para as mulheres no esporte”, comenta a diretora de surf feminino da Associação, Laura.
O evento teve transmissão ao vivo pelo youtube através do canal iSurf Podcast e contou com uma equipe de mídia com Ana Helena Photo, Laura Meira e o Humano Matheus AudioVisual.