Brigitte Mayer, primeira brasileira surfista profissional no país, foi eleita por unanimidade vice-presidente do surf feminino da CBSurf. A eleição ocorreu no dia 30 de agosto e Brigitte ocupará o cargo que deverá ser exclusivamente ocupado por uma mulher, com o objetivo de cuidar dos interesses das atletas no esporte.
“Incentivar a participação das mulheres era uma premissa da nossa gestão para a comunidade do surf feminino. Com a chegada da Brigitte cumprimos nossa promessa já no primeiro ano de gestão. A iniciativa é um grande exemplo que a CBSurf dá para as demais confederações esportivas e o próprio comitê olímpico, além de toda a sociedade brasileira, mostrando que o surf trata o esporte de forma igualitária”, declara Teco Padaratz, presidente da CBSurf.
Veja também:
+ Pior mar da história? QS nos EUA ganha título
+ Medina encontra joia em São Conrado. VÍDEO
+ Adriano de Souza e Tainá Hinckel vencem o CBSurf São Chico Pro
A partir de agora, dentro da CBSurf, passam a ser eleitos três membros candidatos em cada chapa, sendo que um deles, a vice-presidente do surf feminino, deve ser uma mulher.
“O surf está em minha vida há 40 anos. Fui atleta por 3 décadas, durante esse período, por 15 anos representante das atletas. Na Confederação Brasileira de Surf me jogo de corpo e alma nesse novo desafio. Algo inédito e inovador no surf e no cenário esportivo nacional. Minha luta sempre foi de solidificar e assegurar a presença das mulheres no cenário competitivo do surf, procurando estabelecer um ambiente mais igualitário e trazer mais oportunidades para todas. A jornada é longa, os resultados não vêm do dia para a noite, mas o caminho se torna mais tranquilo quando há investimento e quando existem políticas e planejamento visando à inclusão e o desenvolvimento das mulheres no esporte em todas os segmentos da Confederação” comenta Brigitte Mayer.
Ícone do esporte no Brasil, Brigitte Mayer foi a primeira brasileira a disputar um circuito mundial de surf, no ano de 1990. O mandato de Brigitte vai até 31 de dezembro de 2024, quando encerra também o do atual presidente Teco Padaratz e seu vice, Paulo Moura.
“Hoje tenho a certeza de que as mudanças não virão de vozes isoladas e sim de toda uma entidade. Representando todas essas vozes me sinto honrada e mais uma vez desafiada. Com o apoio incondicional de todos da nova gestão sei que implementaremos uma reestruturação histórica na Confederação” complementa Brigitte.