25.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024
25.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024

Manchas de óleo nos mares ocupam uma área de duas vezes o território da França

Mais uma vez a falta de compromisso da humanidade com a preservação do meio ambiente está demonstrada cientificamente. O descaso que chama atenção agora é a respeito da quantidade de manchas de óleo nos mares, e foi revelado por um grupo de cientistas norte-americanos e chineses das universidades estadual da Flórida e de Nanjin.

Veja mais:

Cientistas criam peixe-robô para limpar microplásticos dos oceanos

O Brasil está perdendo suas praias, entenda o motivo

Mulheres viram surfistas e provocam revolução silenciosa no Sri Lanka

Constatou-se que as manchas de óleo sobre os mares de todo o mundo, juntas, são maiores que duas vezes o território da França. Ou seja, entre os anos de 2014 e 2019 a poluição por óleo nos mares alcançou uma área superior a 1,5 milhão de quilômetros quadrados.

O fato, puro e simples é catastrófico para o futuro da humanidade, já que 94% desse volume de sujeira está relacionado com a ação humana, segundo os pesquisadores. O estudo chamado de Mapa Global de Poluição foi divulgado pela publicação científica Science. Os pesquisadores se valeram das mais de 563 imagens coletadas de satélite para identificar 452 mil partes dos oceanos cobertas por óleo.

Neste estudo, os cientistas também tomaram o cuidado de observar que, há sim, vazamento de substâncias poluentes como o óleo, advindos de reservatórios naturais nas profundezas do oceano. Acontece, no entanto, que a área reconhecida com esse tipo de contaminação equivale a apenas 6% do total. Por outro lado, os diversos e frequentes escapes identificados na pesquisa saíram de instrumentos e estruturas próprias de exploração de petróleo.

O quadro de poluição marinha traçado no estudo, aponta ainda que a maior porção de poluentes está alocada perto do litoral, a uma distância de 38 quilômetros da costa. “O estudo apresenta um sintoma de uma tragédia ambiental. E vale lembrar que a queima de combustíveis fósseis é a principal fonte de emissão de gases de efeito estufa”, diz Marcelo Lima, porta-voz de Clima e Justiça do Greenpeace Brasil.

Por Fernando Lavieri, IstoÉ.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias