Ondas realmente gigantes encostaram na praia do Norte, em Nazaré, no último sábado (8). Inclusive, talvez o recorde da maior onda surfada tenha sido quebrado por Lucas Chumbo. No entanto, foi também um dia tenso de muitos acidentes, sofridos pelos bigriders que enfrentaram as ondas.
Veja também:
+ Top 10 maiores ondas desse fim de semana em Nazaré
+ Tony Laureano: Foco em Nazaré
+ Como o aquecimento global já impacta os grandes destinos de aventura
O francês Pierre Rollet ficou inconsciente depois de uma queda e foi levado ao hospital. O havaiano CJ Macias, cunhado de Garret Mcnamara, testou seu limite físico e emocional quando levou um caldo histórico, considerado não só o pior wipeout do dia, como um dos piores de sempre.
No vídeo, podemos ver o momento da queda de Macias. Ele parecia ter a situação sob controle, mas algo o fez perder o equilíbrio e cair no pior lugar possível. Um momento extremamente assustador para quem testemunhou.
O surfista foi lançado pela massa d’água que o levou para longe. Tão longe que os salva-vidas demoraram cerca de cinco minutos para encontrá-lo – o fato de usar uma camisa de lycra branca dificultou ainda mais a busca.
Macias foi resgatado em estado de choque e a vaca resultou numa fratura exposta no braço e um tímpano perfurado.
Em entrevista, Garrett McNamara, cunhado de Macias e um dos pioneiros no surf de ondas gigantes em Nazaré relatou que “a parte verdadeiramente assustadora daquele momento foi não conseguir encontrá-lo durante tanto tempo. Isto com dois jet skis de segurança na água e com dois spotters lá em cima, no penhasco”. No entanto, comemora. “Foi um milagre acontecer só isso a ele”.
Outros dois surfistas sofreram acidentes e foram hospitalizados no último sábado. Ambos sem muita gravidade. As ondas gigantes de Nazaré são monitoradas por atletas do mundo todo, que se deslocam todos os anos para a Praia do Norte em busca de um recorde mundial do Big Wave Awards, da World Surf League (WSL).
O resultado será divulgado em novembro.
Aperte o play para assistir uma das piores vacas da história de Nazaré: