Planejar uma surftrip em tempos de pandemia pode ser um desafio. Não só porque as restrições e requerimentos contam com maior burocracia e exigem mais dinheiro, mas também porque as condições mudam constantemente.
Veja também:
+ Roca Bruja, uma das joias preciosas da Costa Rica
+ Joel Parkinson e Mick Fanning no swell épico de 2022
+ Outsiders: atletas e iniciativas que brilharam em 2021
A boa notícia é que existe um site que permite ver em tempo real quais as restrições para cada destino, dependendo do país de origem. Para viajantes do Brasil, por exemplo, hoje (6) a entrada é permitida em 149 lugares mediante o cumprimento de requisitos como a vacinação completa, um teste negativo e/ou um período de quarentena. Em contrapartida, 74 países estão completamente fechados para brasileiros. E apenas três permite a entrada de brasileiros sem quaisquer restrições.
Os três países sem restrições
Enquanto a Austrália é um exemplo dos países que, neste momento, não permitem a entrada de turistas vindos do Brasil, existem outros destinos de surf que são possíveis, como a Indonésia, em que os viajantes têm que estar vacinados, apresentar um teste negativo para Covid-19 e fazer quarentena quando entrarem no país.
Para planejar uma surftrip completamente livre de restrições são apenas três opções, todas elas na América Central: México, El Salvador e Costa Rica.
As condições mudam constantemente e esta informação pode estar desatualizada a qualquer momento. Para saber as restrições em tempo real, acesse o site Kayak.
Por enquanto, as opções possíveis sem restrições incluem água quente, vento terral, altas ondas e até mesmo a filosofia pura vida.