22.1 C
Hale‘iwa
sábado, 27 abril, 2024
22.1 C
Hale‘iwa
sábado, 27 abril, 2024

‘Dragão Azul’ faz aparição rara no litoral de SP

Um molusco azul, conhecido como dragão azul (Glaucus atlanticus), foi visto em uma praia de Bertioga, litoral de São Paulo, e acabou chamando a atenção de uma banhista. Nas imagens divulgadas nas redes sociais, o animal aparece encalhado em uma faixa de areia em Riviera de São Lourenço. O bicho não é venenoso, mas possui uma toxina capaz de queimar a pele de quem tocá-lo.

+ Reino Unido: parlamentares querem incluir polvos e lagostas em lei de sensibilidade animal

+ Modelo é atacada por leopardo enquanto posava para abrigo animal

+ Esqueleto gigante é encontrado no litoral de SP

A arquiteta, Dalma Mesquita Ferreira, afirmou em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (8), que flagrou o animal em um dia frio, quando ela estava passeando pela região com uma sacolinha plástica. A intenção era recolher lixo durante a caminhada. O trajeto aconteceu até que ela visualizou algo azul, de cor intensa na areia, e decidiu chegar mais perto.

No primeiro momento ela pensou que fosse um pedaço de plástico, mas logo viu que era um ser vivo. “Quando eu cheguei perto e vi que aquilo se mexia, a minha primeira reação foi verificar se a onda estava chegando para levar embora”, contou. Antes do molusco ser levado, ela fez o registro do encontro e enviou para o filho, que contou a ela que se tratava de um dragão azul.

No dia do episódio, Dalma afirmou que o mar estava com ressaca, o que ajudou para que o molusco fosse encontrado no litoral paulista.

“Eu nunca tinha visto nem na televisão, só na literatura mesmo. A espécie pode ser conhecida, mas ela estava ali na minha frente. Para resumir, é emocionante se deparar com um serzinho desses na sua frente”, contou.

Também em entrevista ao G1, a mestranda pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP) em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade, Gemany Caetano, contou que o molusco não é raro, mas sua aparição sim, mesmo ele podendo ser encontrado em mares tropicais como da Austrália, Brasil e países do continente africano.

Ela contou que os bichos não possuem uma natação ativa, então a ventania e a corrente marítima podem ter levado ele até a faixa de areia. Gemany ainda contou que por ele ser pequeno pode ser pisoteado na praia, ou até mesmo ficar camuflado no meio do lixo.

“Ele é muito frágil, pequeno e sensível. Por isso, é importante que não seja tocado”, esclareceu. “Além disso, há o risco de queimaduras em contato com animal, pois se alimenta de caravelas portuguesas.”

“As caravelas das quais o dragão azul se alimenta possuem estruturas urticantes que são capturadas pelo nudibrânquio e utilizados para sua defesa. Caso as pessoas o encontrem, o ideal é que não toquem no animal, a fim de evitar qualquer acidente. É um animal que merece ser admirado”, conclui.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias