Quem aí faz aquecimento para o surf? Aquecer o corpo é parte crítica de qualquer rotina de exercícios. São poucos minutos extras que ajudam a aumentar a temperatura do corpo, o fluxo sanguíneo para os principais grupos musculares e, acredita-se, reduzir a dor muscular e chances de lesões.
Leia também:
+ Quatro bebidas fáceis e práticas que ajudam na recuperação física
No geral, você deseja aumentar a capacidade do seu corpo de produzir mais força para remar mais rápido, subir mais rápido e manobrar sua prancha com mais velocidade e potência.
O alongamento dinâmico ou um ‘aquecimento dinâmico’ antes de qualquer atividade física, resultará em um aumento do fluxo sanguíneo dos órgãos internos para o músculo esquelético, aumento da frequência cardíaca e temperatura central, amplitude de movimento, contração e relaxamento muscular mais rápidos, melhorias na força e potência e preparação mental geral.
Confira abaixo as dicas da professora, surfista profissional e instrutora Tia Blanco, que compartilha uma rotina que ela usa para tirar o máximo proveito de seus treinos, sessões de surf e muito mais:
“Este é o meu alongamento pré-surf. É um aquecimento de três a cinco minutos que prepara meu corpo e mente para uma sessão de sucesso no oceano. Logo depois de verificar as ondas e avaliar o line up, aqui está o que eu faço,” ela diz.
Confira abaixo uma rápida e eficiente rotina de exercícios de aquecimento para o surf:
1. Reserve um momento de gratidão.
2. Desenrole o pescoço.
3. Faça a postura da montanha e alongue as laterais do corpo.
4. O braço oscila alternadamente para frente e para trás (10 em cada lado).
5. Torção da parte superior do corpo (10 de cada lado).
6. Chutes de equilíbrio de uma perna (10 de cada lado).
7. Postura do dançarino (fazer com os dois lados).
8. Alterne os joelhos para cima e baixo (5 repetições de cada lado).
9. Afundo (5 repetições de cada lado).
10. Agachamento lateral para abrir o quadril (5 repetições de cada lado).
11. Agachamento com salto (5 a 10 repetições).