Após a conquista histórica de Kelvin Hoefler no skate street masculino na noite de sábado, 24/7, no Ariake Sports Urban Park, em Tóquio, as mulheres do skate street fizeram sua estreia olímpica neste domingo, 25/7, com Pâmela Rosa, 22 anos.
Pâmela Rosa, natural de São José dos Campos, foi a primeira do Time Brasil de skate street a se apresentar, na terceira bateria do dia, contra Alana Smith (EUA), Nishiya Momiji (Japão), Funa Nakayama (Japão) e Charlotte Hym (França).
A expectativa para a estreia de Pâmera era alta, porém a brasileira terminou a rodada na sexta colocação geral, em uma situação delicada para chegar entre as oito melhores finalistas.
Em sua apresentação, a skatista que é atual líder do ranking, errou todas as suas melhores manobras até acertar a última. Ela também assistiu a um verdadeiro show do time japonês, com as jovens Funa Nakayama e Nishiya Momiji, já classificadas para a final.
Confira a classificação geral até o momento:
Lembrando o formato de apresentação do skate street: cada atleta faz sete apresentações; duas voltas de 45 segundos e cinco melhores manobras. São somadas as quatro melhores notas. Participam no total 20 atletas, distribuídas em quatro baterias de cinco mulheres.
Aos vinte anos, Pâmela venceu seis medalhas do X-Games, incluindo duas de ouro. Pâmela ficou em primeiro lugar no Street League Skateboarding em 2019 em Londres e, no mesmo ano, consagrou-se campeã do Campeonato Mundial de Skate street em São Paulo.
Leia:
+ Guia das Olimpíadas: tudo sobre o skate
+ “Estou vivendo um sonho,” diz Rayssa Leal
Letícia Bufoni e Rayssa Leal estreiam juntas na quarta e última bateria classificatória, às 22:58h. As oito melhores classificadas avançam para a final, prevista para 00h25 (de Brasília).
Mais informações aqui.