Aos 26 anos, Nyjah Huston é um fenômeno consagrado do skate street que foi considerado pela ESPN Magazine como o único skatista profissional que mudará o curso do esporte na próxima década. E com certeza, Nyjah é o cara a ser batido nessas Olimpíadas.
O skatista venceu sete medalhas de ouro nos X-Games e ganhou o prêmio de “Melhor Atleta de Esportes de Ação Masculino” nos ESPY Awards de 2013 e 2014 consecutivamente, e continua sendo a cara do skate em todo o mundo.
Leia também:
+ Guia das Olimpíadas: tudo sobre o skate
“Ele é o melhor da história, tipo o Kelly Slater do street. O tipo de cara que você não vê só nos campeonatos. Vive soltando videoparts insanas pelas ruas da América do Norte, descendo corrimões gigantescos, anda nas duas bases de nollie e de fake; é um skatista completo e embora a equipe brasileira seja excelente e composta por três fenômenos, vai ser difícil alguém bater ele,” diz Oscar Mad, legend do skate da capital paulista.
Bem a caminho de eclipsar carreiras icônicas de seus antecessores, Huston não é sustentado por realizações além das suas. O competidor mais jovem dos X-Games desde os 11 anos de idade colecionou campeonatos consecutivos da Street League e continua sendo o cobiçado detentor dos títulos de “Best Street”, “Reader’s Choice” e “Best Video Part” pelo seu vídeo “Rise & Shine” lançado em parceria com a Element (assista abaixo).
Um nome familiar para qualquer fã de esportes de ação, Huston utilizou sua base de fãs e seguidores sociais de mais de 4 milhões para capitalizar e se tornar o skatista de street mais bem pago até hoje, juntando-se à equipe Nike SB em dezembro de 2015.
O sucesso de Huston também não teve escassez de patrocínios, já que sua lista de parceiros do passado e do presente parece mais uma lista de Natal de um adolescente do que uma lista de parceiros de marca (Nike SB, Monster, Element Skateboards, Hawkers Sunglasses Co., DC, Asphalt Yacht Club , Diamond Supply Co., Ricta, Mob Grip and Stance).
Nascido “Nyjah Imani Huston” em Davis, Califórnia, em 1994, Huston, agora com quase um metro e oitenta, começou a andar de skate aos cinco anos de idade. Enquanto outras crianças de 5 anos comiam pizza e coloriam fora das linhas, o irmão do meio de quatro irmãos (dois irmãos mais velhos, irmão mais novo e irmã) mantinha uma dieta vegana estrita e aprendia a dar salto mortal – hábitos alimentares que ele credita por nunca ter quebrado um osso em sua vida.
View this post on Instagram
Acima, um post da Disorder Skateboards, marca fundada pelo próprio Nyjah.
Aos sete anos, ele andava de skate para seu primeiro patrocinador (Element Skateboards) e se destacava como o “Cara a ser assistido”. Os elogios choveram enquanto o interesse do público por Huston atingiu o pico até 2008, quando seu pai, e então empresário, forçou um desenraizamento abrupto, movendo Nyjah e sua família para Porto Rico. Esta nova localização na ilha acabou sendo prejudicial para a carreira de Nyjah, já que seu isolamento da indústria o fez cair do skate na Terra. As tentativas de sua mãe de mover a família de volta para a Califórnia não tiveram sucesso, o que resultou na separação da família por dois anos durante uma batalha judicial rigorosa. Embora os motivos de seu pai não sejam claros até hoje, a história de Nyjah termina feliz. A mãe de Huston recuperou a custódia dos filhos em 2010 e se comprometeu a ajudar Huston a recuperar notoriedade no skate.
Com seu último pagamento em mãos, a mãe do skatista comprou voos para que ele competisse no primeiro torneio do campeonato Street League. O resto é história. Quando Huston conquistou a coroa inaugural da Street League, ele trouxe para casa o prêmio de 150 mil dólares, estabilizando as finanças de sua família e restabelecendo seu status de elite no esporte.
View this post on Instagram
Ele também foi o primeiro e único skatista a fazer um backside 270 nose blunt-slide, obtendo a pontuação de 9,9, e estabelecendo o recorde para a manobra de maior pontuação da história da Street League.
Seus rivais e modelos de comportamento atestam sua habilidade quase alienígena, com a qual ele “executa manobras como se fosse controlado por um joystick” e “acerta manobras na primeira vez que os tenta”. Huston está em uma raia intocável com uma agenda para tornar o skate ainda maior do que o que é e livrar-se do estigma de marginalização do esporte.
À primeira vista, Huston parece ser um garoto médio e bonito de uma cidade litorânea do sul da Califórnia – grandes olhos castanhos, a arrogância de uma estrela do rap e um sorriso e uma atitude tão desarmadores que ninguém poderia imaginar que o jovem na frente deles com as calças sustentadas por um cordão de sapato vermelho (uma marca registrada de Huston) está nas fileiras da elite mundial.
Abaixo assista à uma videopart de Nyjah pela DC – cinco minutos brutais para você entender o que é skate de verdade:
Quando não está no skate, Nyjah dedica seu tempo livre à sua instituição de caridade pessoal, Let It Flow, uma organização sem fins lucrativos em crescimento que leva água potável e saneamento para comunidades carentes em todo o mundo. Como nem sempre teve acesso a água corrente quando criança, Huston tornou sua missão pessoal causar um impacto global na luta por água potável, mais recentemente restaurando 15 poços de água na Etiópia e construindo o primeiro parque de skate de cimento no país, atendendo milhares de homens, mulheres e crianças.
Embora o caminho de Huston para a glória não tenha passado sem suas voltas e reviravoltas, ele só continua ganhando impulso conforme se aproxima da sua primeira exibição olímpica em Tóquio 2020, já que o skate também faz sua aparição inaugural no famoso cenário olímpico global.
Com informações de https://nyjah.com/.