No último mês de maio, a região sul do Brasil recebeu muitas ondulações. Entre os diversos picos beneficiados, a lendária onda de Jaguaruna – ou Laje da Jagua -, no litoral sul do estado, rendeu algumas bombas para um seleto grupo de surfistas, entre eles João Paiva, 52, Marquito Moraes, 41, e a equipe Jagua Boys.
Um vídeo postado no canal Barulho do Mar (que você assiste abaixo), que dá nome ao projeto encabeçado por Marquito Moraes e João Paiva, registra as missões em sessões extremas desses surfistas atirados.
Veja também:
+ Ciclone Potira movimenta a Laje da Jagua
+ Entenda como funcionam as ondas da Laje da Besta
Segundo João Paiva, o surf na Jaguá é sempre uma experiência densa e intensa, aliada a uma logística cara e trabalhosa.
Desde a saída de Garopaba antes do dia clarear, os 200 km rodados até Jaguaruna, mais a navegação com jet skis por 20 minutos até chegar no pico das ondas. Tudo sempre com espírito de união, de acordo com Paiva, “a regra de ouro no surf de ondas grandes”.
Solta o vídeo abaixo, caro (a) leitor (a), e confira as imagens desta onda que não é brincadeira, sobretudo a direita, de acordo com Marquito. De alguma forma, ficamos drenados só de apertar play. Mas, é aquela coisa: um vacilo e você pode ser esmagado.
Assista:
Marquito e Jo são dois amigos que nasceram no litoral do Rio Grande do Sul, aonde tiveram contato com o surf, e atualmente moram em Garopaba, Santa Catarina, e juntos tocam o @projetobarulhodomar.
Vídeo filmado e editado por: Pietro França
Drone: Pedro Felizardo