Café ajuda no treino? Temos uma boa notícia: sim, como todo mundo já esperava.
Mas a melhor parte é que, se você consome muito café, o corpo não “acostuma”, a ponto de perder esse pequeno efeito. Então, seja uma única xícara ou várias, não importa quanto café você bebe se corre ou pedala: pode mandar ver!
Veja também:
+ Carne vermelha faz bem ou mal para a saúde?
+ Fibras alimentares: saiba como e porque consumi-las todos os dias
+ Quer acabar com seu dia? Pule o café da manhã
Um novo estudo confirma a visão de longa data de que café ajuda no treino. A cafeína efetivamente tem um impacto positivo mínimo no desempenho de esportes de maneira geral. Curiosamente, o mesmo estudo revelou que mesmo que você beba muito café todos os dias, isso não muda a quantidade de cafeína que seu corpo precisa para sentir os efeitos de melhoria de desempenho.
Publicado no Jornal Internacional de Nutrição Esportiva e Metabolismo do Exercício, um estudo com 46 ciclistas (27 homens e 19 mulheres) que beberam café uma hora antes de um pedal de 5 km em contrarrelógio descobriu que seu tempo melhorou em média 1,7%.
Os participantes – todos treinaram uma a três vezes por semana – receberam café com cafeína que fornecia 3mg / kg de cafeína ou um placebo.
O relatório disse: “Não houve diferença estatística encontrada entre os participantes com uma ingestão regular baixa ou alta de cafeína. Isso sugere que beber café regularmente no dia-a-dia não anula seus benefícios de melhoria de desempenho”.
“Estudos sugerem que o benefício de aumento de energia do café ocorre como resultado da cafeína antagonizando os receptores de adenosina e levando à supressão da dor, redução da fadiga e melhora do desempenho neuromuscular.”
Um outro estudo de 2017 descobriu que três a quatro xícaras de café por dia estavam relacionadas à melhoria da saúde, enquanto até sete também poderiam ter benefícios positivos.
Texto publicado originalmente na revista Go Outside