Com mais de cem atletas inscritos, o “Arpex Groms 2020”, marcou a volta das competições oficiais de surf no Rio de Janeiro.
Dessa forma, o evento atendeu a todos os protocolos de saúde recomendados pela Vigilância Sanitária da Prefeitura do Rio como prevenção à Covid-19.
A competição, realizada pelo Arpoador Surf Club em parceria com a Federação de Surfe do Estado do Rio (FESERJ), foi válida como a etapa de abertura do Circuito Estadual da Nova Geração do Rio de Janeiro, o estadual amador fluminense para surfistas de até 18 anos de idade.
Veja também: O mar sobe e a molecada dá show nas finais do CBSurf Júnior Tour
Com efeito, a principal novidade do Estadual do Rio deste ano foi a divisão igualitária entre as categorias masculinas e femininas.
Assim, ao todo são quatro divisões por faixa etária, sub-12, sub-14, sub-16, e sub-18, todas com uma categoria masculina e outra feminina, totalizando oito categorias.
Marcado para a Praia do Arpoador, o campeonato teve como palco alternativo a Praia do Diabo, pois costuma funcionar melhor nessa época do ano.
E, de fato, foi exatamente isso o que aconteceu, o Diabo proporcionou condições consistentes durante os dois dias de competição.
Veja também: Ryan Kainalo e Daniel Adisaka garantem os últimos títulos do Hang Loose Surf Attack
Com séries em torno de 1 metro no primeiro dia, quando foram realizadas as categorias sub-16 e sub-18, e “meio-metrão” no segundo dia, quando a garotada da sub-12 e sub-14 comandou as ações.
O grande destaque de sábado foi Valentin Neves, filho do bicampeão brasileiro Léo Neves, falecido há exatamente um ano.
Apesar de ter pouca experiência o pico, Valentin entrou em sintonia com as ondas logo na primeira bateria somando mais de 17 pontos.
De quebra, derrotou o grande favorito, o saquaremense Daniel Templar (que acabou desclassificado com interferência).
Nas semifinais o surfista local da Barrinha fez outra média acima dos 17 pontos, com direito a um “Superman” que levantou o público na praia.
Entre os locais, o comentário era de que Valentin tinha herdado o conhecimento do pico de seu pai, que cresceu surfando ali.
Na final, Valentin somou 15 pontos para derrotar Caio Knappi (Niterói), Lucas Ribas (Cabo Frio) e Sunny Pires (Búzios).
Além de fazer final na sub-18, o surfista local da Praia de Geribá, Sunny Pires, venceu na sub-16, deixando pra trás três surfistas que treinam na zona oeste do Rio, Cauet Frazão, Yan Sondhal, e Igor Shibata.
Categorias femininas
Nas categorias femininas, a campeã brasileira Maju Freitas confirmou seu favoritismo vencendo na Sub-18.
Dessa forma, a paraibana Nalanda Carvalho ficou em segundo, Julia Duarte em terceiro, e Mariana Areno em quarto.
Na sub-16, outra surfista do Recreio, Letícia Calleia, venceu com autoridade, deixando suas companheiras de treino, Luana Paes e Sarah Ozório em segundo e terceiro, respectivamente, e outra paraibana, Evely Kaline, em quarto.
Segundo dia
O segundo dia de competições teve início com um minuto de silencio em memória a Ismael Miranda, lenda do surf brasileiro e árbitro local, que faleceu recentemente vítima do Coronavírus.
Posteriormente à homenagem, a novíssima geração do surf carioca entrou em cena, com a adição de alguns talentosos atletas de outros Estados.
Com efeito, o grande destaque do dia foi o novo fenômeno do Rio Grande do Norte, Arthur Vilar.
O atleta de apenas oito anos, aliás, é apoiado pelo campeão mundial Ítalo Ferreira.
Arthur mostrou muita técnica e agilidade para atacar as ondas rápidas e cavadas da Praia do Diabo, empolgando o público presente.
O menino prodígio venceu na Sub-12 somando mais de 16 pontos na bateria final para deixar Nathan Hereda em segundo, Artur Ferreira em terceiro, João Victor Coutinho em quarto, Igor Oberlander em quinto e Noah Sathler, do Espírito Santo, em sexto.
Similarmente, na Sub-14, um duelo à parte entre dois representantes da novíssima geração de Saquarema, Rickson Falcão e Rafael Lutfy.
Rickson, de backside, e Rafael, de frontside, atacaram com maestria as direitas da Praia do Diabo com pequena vantagem para Rickson (11,83 contra 11,24 pontos). Completaram a final o paranaense Ryan Coelho (3º), Pedro Lima (4º) e outro saquaremense, Antônio Carvalho (5º).
Feminino
No Feminino Sub-12, enfrentando condições difíceis na final, a grande campeã foi Lanay Thompson, seguida por Sofia Tinoco, Letícia Calleia, e Maria Eduarda.
Já na Sub-14, a buziana Aysha Ratto largou na frente na luta pelo título de campeã estadual, deixando Sarah Ozório em segundo, Sofia Tinoco em terceiro, e Juliana Alvarez em quarto.
Para encerrar a festa, entraram na água as equipes da categoria Escolinha, onde as crianças das escolinhas de surfe locais também puderam participar do evento, de forma lúdica, sem pontuação e colocação. Todos saíram felizes com uma medalha no peito.
A próxima etapa do Estadual do Rio será em Cabo Frio, nos dias 12 e 13 de dezembro. A competição será realizada pelo Cabo Frio Surf Clube em parceria com a FESERJ.
Antes disso, os jovens atletas cariocas terão a oportunidade de disputar pela primeira vez na história os Jogos Estudantis, na Praia da Barra da Tijuca, nos dias 05 e 06 de dezembro.
Todas as notas das baterias e resultados completos, assim como os rankings, podem ser acessados na página da FESERJ no site da Live Heats, sistema de gestão de competições que foi utilizado neste evento: liveheats.com.br/feserj.
Resultados do Arpex Groms 2020 – Primeira etapa do Circuito Estadual Nova Geração do Rio de Janeiro 2020
Sub-18 Masculino
1 Valentin Neves (Saquarema)
2 Caio Knappi (Niterói)
3 Lucas Ribas (Cabo Frio)
4 Sunny Pires (Búzios)
Sub-18 Feminino
Maju Freitas (Rio)
Nalanda Carvalho (PB)
Julia Duarte (Rio)
Mariana Areno (Rio)
Sub-16 Masculino
1 Sunny Pires (Búzios)
2 Cauet Frazão (Rio)
3 Yan Sondhall (Rio)
4 Igor Shibata (Rio)
Sub-16 Feminino
Letícia Calleia (Rio)
Luana Paes (Rio)
Sarah Ozório (Rio)
Evely Kaline (PB)
Sub-14 Masculino
1 Rickson Falcão (Saquarema)
2 Rafael Lutfy (Saquarema)
3 Ryan Coelho (PR)
4 Pedro Lima (Cabo Frio)
5 Antônio Carvalho (Saquarema)
Sub-14 Feminino
1 Aysha Ratto (Búzios)
2 Sarah Ozório (Rio)
3 Sofia Tinoco (Rio)
4 Juliana Alvarez (Niterói)
Sub-12 Masculino
1 Arthur Vilar (RN)
2 Nathan Hereda (Rio)
3 Arthur Ferreira (Rio)
4 João Victor Coutinho (Rio)
5 Igor Oberlander (Niterói)
6 Noah Sathler (ES)
Sub-12 Feminino
1 Lanay Thompson (Rio)
2 Sofia Tinoco (Rio)
3 Letícia Calleia (Rio)
4 Maria Eduarda (Rio)