O californiano Matt Warshaw, surfista, repórter e autor da “Bíblia do Surf”, precisa da sua contribuição, leitor aficionado de surf.
O seu livro “The Encyclopedia of Surfing” – espécie de Bíblia do surf – foi lançado em 2003, e deu origem ao site Encyclopedia of Surfing and History of Surfing (EOS), um site sem fins lucrativos em que Warshaw como curador tem a missão de preservar, arquivar e apresentar a história do surf ao mundo.
Warshaw recebe anualmente 25 mil dólares, valor que não é o suficiente para que ele se dedique o tempo necessário ao crescimento do site; portanto ele decidiu pedir ajuda por meio de uma campanha de angariação de fundos.
+ Kelly Slater no Havaí, pelas lentes de Jack Coleman
+ Invista na História, com Matt Warshaw
“A angariação de fundos EOS 2020 é 100% dedicada a angariar dinheiro para pagar mais horas de trabalho”, escreve Warshaw.
“O site devia crescer mais rápido. Basta olhar para a seção Pranchas de Surf. Sete pranchas publicadas até agora. Já devia haver 100 pranchas no site neste momento, e mais adicionadas semanalmente … há uma quantidade impressionante de material – revistas, livros, filmes, vídeos, fotos e muito mais – que precisa ser coletado, digitalizado, arquivado e colocado numa banco de dados. Este é um projeto em si mesmo. Em última análise, na verdade, é a parte mais importante da missão da EOS. Um grande número de filmes e vídeos de surf ainda não foram digitalizados, por exemplo, e irão desaparecer para sempre se não o fizermos. As revistas SURFER e Surfing, e dezenas de outros títulos, ainda não foram digitalizados. Este é o trabalho tedioso, mas incrivelmente necessário, e quanto mais fizermos agora, melhor.”
Estamos com você, Matt.
“A EOS precisa de outro par de mãos. Dois pares seriam ainda melhores. Eu gostaria de um pequeno aumento também, para ser honesto,” disse também Warshaw.
A angariação de fundos pretende arrecadar 30 mil dólares, que ajudarão a manter o Sunday Joint (boletim informativo semanal de Warshaw); adicionar novas páginas à EOS e seguir a preservar a história e a cultura do surf.
Para além dos donativos, é possível apoiar o site através da subscrição do mesmo, aqui, pelo valor de 3 dólares por mês ou 30 dólares por ano.
Aproveitamos a janela pré-abertura da primeira etapa do CT 2021, prevista para 8 de dezembro, em Pipeline, Costa Norte de Oahu, Havaí, para compartilhar um trecho do texto de Warshaw sobre a jóia do North Shore havaiano:
“Belo, mas feroz pico de surf havaiano localizado na Costa Norte de Oahu, considerado desde o início dos anos 1960 como o tubo principal do esporte; local da venerável competição Pipeline Masters. ‘Primeiro isso intimida você’, disse Kelly Slater. “Então você encontra as bolas para tentar. Então você descobre e cresce com o orgulho que vem com isso. Então você fica faminto por isso.”
LEIA MAIS AQUI.