23.5 C
Hale‘iwa
terça-feira, 30 abril, 2024
23.5 C
Hale‘iwa
terça-feira, 30 abril, 2024

5 tipos de meditação para melhorar seu surf

Conheça algumas linhas de meditação para centrar a mente, alinhar o corpo e cair na água muito mais conectado com a natureza e consigo mesmo

Meditação e surf sempre foi uma boa combinação, mas nem sempre é fácil se aprofundar na prática. Apesar de ser uma jornada particular ao nosso próprio interior, é preciso treino para atingir esse estágio. A boa notícia: Mark Willians, psicólogo britânico especialista em mindfulness, garante que pessoas que meditam regularmente, além de serem mais felizes e satisfeitas, têm seus vigores físico e mental expandidos graças à prática. A seguir, explicamos 5 tipos de meditação para melhorar seu surf.

Veja também: Carlos Burle fala sobre meditação

Mindfulness

Eis aqui uma boa opção de meditação para o surf. Especialistas defendem que um programa de meditação de oito semanas com práticas diárias entre 3 e 30 minutos vai permiti-lo colher bons frutos de uma mudança pessoal. Você pode tornar-se, inclusive, uma pessoa que desiste menos facilmente. Em vez de encorajá-lo a remoer pensamentos, o mindfulness propõe o despertar por meio de situações corriqueiras, como comer um chocolate. “Escolha um que você não costuma comer”, sugere Mark no livro. “Abra a embalagem e inale o aroma antes de colocá-lo na boca. Deixe-o derreter sob a língua e o engula bem devagar.”

Inspirado em técnicas de meditação budista, o mindfulness também tem sua prática inicial atrelada a orientações como sentar-se na postura ereta em uma cadeira e ficar atento à própria respiração, até que a mente descanse naturalmente. Esse é só o primeiro passo para você começar a meditar enquanto surfa.

Zen

Durante a Rio 2016, a esgrimista brasileira Nathalie Moellhausen declarou que, quanto mais ela conhecia os próprios medos, mais fácil conseguia vencê-los. Coincidência ou não, Nathalie, que é adepta da meditação zen, chegou às quartas de final, conseguindo o melhor resultado do Brasil na esgrima em uma Olimpíada. Apesar de seu esporte ser quase 100% cabeça, um estudo realizado em 2013 por pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, mostrou ainda que praticantes dessa linha de meditação – cuja promessa é limpar a mente usando nada além da respiração – conseguem administrar muito melhor as dores.

Transcendental

Existem pesquisas indicando que atos de genialidade nos esportes são executados em um nível de consciência semelhante ao alcançado por meio da meditação. A transcendental, criada pelo guru indiano Maharishi Mahesh Yogi, pode ser um caminho revelador. Sua prática coloca a pessoa em um estado de vigilância tranquila com a entoação de mantras. O som e a vibração dos mantras têm propriedades psicoativas, segundo muitos seguidores dessa linha.

Vipassana

Similar ao mindfulness em vários aspectos, a vipassana é uma meditação tradicional no budismo. A respiração é sentida pela barriga: segundo os adeptos, levar a consciência para essa parte do corpo deixa a mente silenciosa, além de espantar qualquer estado de humor, bom ou ruim. A prática constante tende a melhorar a atenção e, consequentemente, o desempenho em “esportes solitários”, como surf e natação.

Osho

Em O Livro Orange, o indiano Osho prega o autoconhecimento por meio da meditação ativa. Para esse guru com fama de superstar, dançar, balançar o corpo, socar o travesseiro, cantar, fazer sexo ou praticar um esporte são momentos dignos e merecedores de total presença, já que se tratam de oportunidades reais para transcendermos nossa mente e nossas limitações. Convicto de que sentar com as pernas cruzadas embaixo de uma árvore não é o único jeito de meditar, Osho relacionou muito do comportamento zen à corrida, por exemplo.

Veja também: Três exercícios para melhorar a respiração

*Trecho da reportagem “Atento a Tudo!” publicada na edição nº 144 da revista Go Outside, setembro de 2017.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias