Análise coloca Surf e Skate como os esportes mais promissores e favoritos por medalhas de ouro no Japão
por Redação HC
[dropcap size=small]O portal GloboEsporte.com tem feito uma ampla cobertura sobre os esportes olímpicos já classificados para Tóquio 2020. E dentro da série de reportagens, uma em especial sobre análise esportiva de desempenho chamada “Termômetro Olímpico”, revela que o surf e o skate estão entre os esportes Top 10 como as modalidades “com as principais chances de pódio do Brasil em Tóquio 2020”.
Veja também: Kelly Slater diz que radiação no mar do Japão é preocupante para Olimpíadas
A lista é atualizada frequentemente com um ranking de 40 nomes apontados como favoritos nas disputas por medalhas entre todas as modalidades que o Brasil está credenciado na disputa, criando assim uma classificação onde são analisados Currículo, Momento, Tradição, Estrutura, Parte Física.
Segundo a própria reportagem, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) não fala abertamente de metas para os Jogos de Tóquio, mas um número factível de medalhas é superar as 19 conquistadas na Rio 2016. E “com a entrada de esportes como skate e surfe, o Brasil chegará a Tóquio com uma boa possibilidade de quebrar essa marca.”
https://www.instagram.com/p/B56inOypGrw/
SKATEBOARD: PALEMA ROSA VERSUS RAYSSA LEAL
A primeira colocação do ranking é da skatista Pamela Rosa, que se manteve na primeira colocação do ranking com “5 estrelas” em todos os quesitos. Pamela ostenta a posição pelo título mundial de Street do skate feminino em 2019 e por sua regularidade nas provas que disputou no ano, ficando nos top 3 em todas as competições. A análise destaca ainda que o Brasil pode fazer dobradinha na modalidade ao apontar a skatista Rayssa Leal como outra favorita a medalha. E coloca a disputa entre países canalizadas entre Brasil, Estados Unidos e Japão.
https://www.instagram.com/p/B6T5hUKBMsp/
SURF: ÍTALO FERREIRA VERSUS GABRIEL MEDINA
O atual campeão mundial de surf Ítalo Ferreira é TOP 5 do Termômetro Olímpico. A performance explosiva na vitória emocionante em Pipeline sobre o compatriota Gabriel Medina, credenciou o atleta da Baia Formosa para uma entrada meteórica no ranking do GloboEsporte, colocando-o acima do bicampeão mundial nascido em Maresias.
A análise destaque o ano perfeito do potiguar, “que terminou a temporada como campeão do Circuito Mundial, com direito a vitória na última etapa, no Havaí, a mais tradicional de todas”. E lembra ainda que, “Ítalo foi o primeiro colocado no ISA Games, disputado no Japão, contra os melhores do planeta, aos moldes do que teremos na Olimpíada do ano que vem… Uma espécie de seletiva para Tóquio.”
O detalhe curioso, é que Ítalo sequer constava no ranking do GloboEsporte, e agora surgiu na 5ª colocação, uma posição à frente da Gabriel Medina.
Gabriel Medina por sua vez perdeu três posições no Termômetro Olímpico, caiu da 3ª para a 6ª colocação, mas continua no TOP 10 entre os 40 indicados.
O blog destaca o bicampeonato mundial de Medina, o último conquistado em 2018, mas justifica a queda pelo vice-campeonato em 2019, com a derrota na final em Pipeline, e o terceiro lugar no ISA GAMES, que fora vencido por Ítalo.
TOP 10 TERMÔMETRO OLÍMPICO
O Top 10 do “Termômetro Olímpico” é composto pelos seguintes nomes:
- Pamela Rosa (Skate Street)
- Isaquias Queiroz (Canoagem)
- Beatriz Ferreira (Boxe)
- Martine Grael/Kahena Kunze (Vela)
- Ítalo Ferreira (Surfe)
- Gabriel Medina (Surfe)
- Rayssa Leal (Skate)
- Vôlei masculino (Vôlei)
- Arthur Nory (Ginástica Artística)
- Mayra Aguiar (Judô)
Vale ressaltar que outros nomes do surf e skate aparecem entre os Top 40 do Termômetro Olímpico, como Pedro Barros e Letícia Bufoni, em 11ª e 16ª colocação respectivamente, e Tatiana Weston-Webb, apontada como “surpresa” no 28º posto.
https://www.instagram.com/p/B53jYw4D-8V/
Leia também:
Surf nas Olimpíadas de Paris 2024 será em Teahupoo, no Tahiti
Silvana Lima confirmada nas Olimpíadas de Tóquio 2020