23.5 C
Hale‘iwa
terça-feira, 30 abril, 2024
23.5 C
Hale‘iwa
terça-feira, 30 abril, 2024

Camila Cássia é bicampeã do Circuito Brasileiro de Surf Feminino em Ubatuba

Campeonato exclusivo da categoria feminina reuniu mais de 100 atletas do Brasil, Peru, Argentina e Havaí

Por Redação HC

No mesmo dia em que Tatiana Weston-Webb foi anunciada como a primeira brasileira garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o surf feminino teve mais um motivo de festa, com a definição das campeãs do Circuito Brasileiro de Surf Feminino. O campeonato exclusivo para as meninas, idealizado pelo surfista Wiggolly Dantas, teve sua 3ª e última etapa de 2019 terminando em grande estilo neste domingo (20), na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, com o bicampeonato de Camila Cássia, na categoria pro-adulto.

Competindo “em casa”, Camila teve comemoração dupla. Pelo segundo título nacional seguido e também por conseguir a vitória e depois de chegar muito perto por três anos. Quem também festejou muito foi a carioca Júlia Duarte, nova campeã brasileira pro-junior (sub-18). Os dois títulos foram pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e, além deles, o evento contou com disputas de longboard nas categorias de base entre as categorias sub-16 e sub-18.

Foram mais de 100 atletas competindo nos três dias do encontro, vindas de vários estados do Brasil e também da Argentina, Peru e Havaí, este último convidado exclusivamente para participar do campeonato pela quinta vez.

Nos pranchões, com atletas experientes na água, quem levou a melhor foi a carioca Mainá Thompson, que também ficou com o título geral. Além de Camila, a torcida local vibrou com uma das principais revelações locais, Nairê Marquez, que garantiu segundo e primeiro lugar respectivamente no sub-16 e no sub-14. A catarinense Kiany Hiakutake foi a melhor da sub-16 e inverteu o resultado no sub-14 com Nairê.

No sub-12, a paranaense Gabriely Vasque venceu neste domingo. Já entre as caçulas, a peruana Catalina Zariquiey manteve a invencibilidade em Ubatuba neste ano, para ser a única atleta com 100% de aproveitamento no Circuito. A surfista veio do Peru exclusivamente para competir no evento, assim como aconteceu com a argentina Josefina Ane no pro-adulto, categoria em que foi um dos destaques, ficando em quarto lugar.

Outras três atletas chegaram a duas finais e merecem destaque: a carioca Mariane Areno, vice na pro-júnior e quarta no sub-16, a catarinense Laura Raupp, terceira na pro-junior e no sub-14, e a paranaense Luara Mandelli, terceira na sub-12 e quarta na sub-14, mesmo tendo apenas 11 anos. Também merecem destaque Suelen Naraísa, que mostrou grande conhecimento do pico, com a maior nota do evento, 9,17 no pro-adulto, e a pequena Carol Bastides, de Praia Grande, a mais nova, com oito anos e terceira colocada na sub-10.

Wiggoly Dantas posa ao lado das campeãs (Foto: Daniel Smorigo)

Na principal decisão do dia, na categoria pro-adulto, Camila Cássia deu um show na final, depois do susto na semi, quando garantiu a classificação somente nos últimos segundos. Na bateria decisiva, ela tinha como rival pelo título a revelação Yanca Costa, cearense radicada no Rio de Janeiro. Mas a experiente surfista de 29 anos não tomou conhecimento, abrindo com um 7,33 e fechando o placar com a terceira onda, nota 8,60, para somar 15,93 pontos de 20 possíveis. A carioca Maju Freitas foi a segunda, Yanca terminou em terceiro e a argentina Josefina, depois de cometer interferência, ficou em quarto.

“Poxa, finalmente a vitória aqui em Itamambuca. Há alguns eventos que vinha fazendo final aqui, mas nunca conseguia ganhar aqui em casa. Estou muito feliz, vitória e ainda o bicampeonato brasileiro. É mais um título para a minha carreira, que vou poder contar na minha história”, disse Camila.

VEJA TAMBÉM:
– LEGEND RENAN PITANGUY “THE CRAB MAN” FALECE NO RIO DE JANEIRO
– WSL REAFIRMA PRIORIDADE PARA IBELLI E DESCARTA RECURSO DE MEDINA
– TATI WESTON-WEBB CARIMBA PASSAPORTE PARA TÓQUIO 2020

Na pro-júnior, Julia Duarte já havia assegurado o título na semifinal, mas quis encerrar o circuito com vitória, virando o resultado no último minuto, para superar a amiga Mariana Areno. “Queria encerrar com vitória. Estava pedindo para vir a onda, para eu dar um batidão. Deu certo e fiz o que tinha de fazer. Agora é pensar no Mundial”, contou a atleta, que segue para a Califórnia, para o ISA Junior Championship.

Nos pranchões, Mainá comemorou muito o resultado, sobretudo por servir de exemplo para a filha, Lanay, de nove anos, que está iniciando nas competições. “Eu estava com outro foco, desde que minha filha nasceu, acabei me dedicando mais à maternidade. E quando eu vi que ela amava o mesmo esporte que eu, comecei a me envolver tudo novamente, a treinar junto. É um prazer estar na água junto com a minha filha. É uma atleta super competitiva, muito parecida comigo, parceira e me incentivou mais a voltar aos campeonatos. Ela perdeu na semifinal e disse, filha mamãe vai ganhar e essa é para você”, compartilhou a surfista de 35 anos.

Quem também vibrou muito foi Catalina Zariquiey. “Aqui é diferente do Peru, é mais divertido, vim na primeira etapa, gostei muito, me diverti muito e resolvemos voltar. Estou bem feliz”, falou a campeã peruana sub10 e sub12. Já Nairê festejou a vitória em casa e a superação. “Fraturei o dedinho do pé e passei a semana toda no sofá. Nas baterias doeu um pouco, mas foi muito bom. Tive duas disputas com a Kiany muito boas. Esse campeonato é demais”, falou.

Camilla Cássia fatura título no quintal de sua casa e comemora seu bicampeonato (Foto: Daniel Smorigo)

Idealizado pelo surfista Wiggolly Dantas, o Circuito Brasileiro de Surf Feminino em Ubatuba foi resultado de convênio firmado entre a União, por intermédio da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e a Prefeitura Municipal de Ubatuba.

RESULTADOS DA 3ª ETAPA

CATEGORIA PRO-ADULTO

1 Camila Cássia – SP

2 Maju Freitas – RJ

3 Yanca Costa – CE (RJ)

4 Josefina Ane – Argentina

CAMPEÃ BRASILEIRA ABRASP – Camila Cássia – SP

CAMPEÃ DO CIRCUITO BRASILEIRO DE SURF FEMININO EM UBATUBA – Camila Cássia – SP

 

CATEGORIA PRO-JÚNIOR

1 Júlia Duarte – RJ

2 Mariana Areno – RJ

3 Laura Raupp – SC

4 Bruna Carderelli – SP

CAMPEÃ BRASILEIRA ABRASP – Júlia Duarte – RJ

CAMPEÃ DO CIRCUITO BRASILEIRO DE SURF FEMININO EM UBATUBA – Júlia Duarte – RJ

 

CATEGORIA LONGBOARD

1 Mainá Thompson – RJ

2 Thiara Mandelli – PR

3 Aylar Cinti – RJ

4 Danielle Guimarães – SP

CAMPEÃ DO CIRCUITO BRASILEIRO DE SURF FEMININO EM UBATUBA – Mayná Thompson – RJ

 

CATEGORIA SUB16

1 Kiany Hiakutake – SC

2 Nairê Marquez – SP

3 Sol Carrion – BA (SP)

4 Mariana Areno – RJ

CAMPEÃ DO CIRCUITO BRASILEIRO DE SURF FEMININO EM UBATUBA – Nairê Marquez – SP

 

CATEGORIA SUB14

1 Nairê Marquez – SP

2 Kiany Hiakutake – SC

3 Laura Raupp – SC

4 Luara Mandelli – PR

CAMPEÃ DO CIRCUITO BRASILEIRO DE SURF FEMININO EM UBATUBA – Nairê Marquez – SP

 

CATEGORIA SUB12

1 Gabriely Vasque – PR

2 Mayara Zampieri – SP

3 Luara Mandelli – PR

4 Luana Reis – SP

CAMPEÃ DO CIRCUITO BRASILEIRO DE SURF FEMININO EM UBATUBA – Gabriely Vasque – PR

 

CATEGORIA SUB10

1 Catalina Zariquiey – Peru

2 Luiza Teixeira – SC

3 Carol Bastides – SP

4 Luiza Savoi – SP

CAMPEÃ DO CIRCUITO BRASILEIRO DE SURF FEMININO EM UBATUBA – Catalina Zariquiey – Peru

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias