21.9 C
Hale‘iwa
terça-feira, 30 abril, 2024
21.9 C
Hale‘iwa
terça-feira, 30 abril, 2024

Legend Renan Pitanguy “The Crab Man” falece no Rio de Janeiro

Comunidade se despede do surfista Renan Pitanguy, conhecido por sua coragem no Hawaii e pelo pioneirismo no jiu-jítsu 

Por Redação HC

O Rio de Janeiro perdeu hoje um dos nomes mais emblemáticos da história do surf brasileiro. Renan Pitanguy Pinheiro Chagas, conhecido como “The Crab Man”, faleceu na manhã desta terça (22), vítima de uma infecção contraída em pós-operatório de uma cirurgia para colocação de uma prótese do joelho.

Renan Pintaguy ficou conhecido por sua coragem nas potentes ondas de Pipeline no Hawaii, junto da geração “Brazilian Nuts”, brasileiros que marcaram época por tomar o North Shore de Oahu nos anos de 1980.

Pitanguy era mestre Faixa Coral de Jiu-jitsu, com grande representatividade na cena, traduzida em uma publicação no site Graciemag.com, que descreve a importância de Pitanguy para o mundo das lutas no Brasil.

“Hoje o mar do Arpoador está de ressaca. “Pipeline, Renan! Pipeline!”, gritavam seus amigos surfistas enquanto Renan Pitanguy, no alto do ringue do Maracanãzinho, enfrentava em 1984 o turbulento Eugênio Tadeu, em sua batalha mais famosa – naquele mesmo evento em que Fernando Pinduka, Marco Ruas e Marcelo Behring brilharam.”

A mídia Gracie continua o texto em homenagem a Pitanguy. “Um dos raros homens a fazer história no vale-tudo e nos mares, começou a surfar em Copacabana, depois foi para o Arpoador e, no Havaí, ficou conhecido como “Crabman”, por sua base firme, sempre agarrado sobre a prancha. Em Pipeline, era respeitado como poucos.”

Renan Pitanguy em uma bomba em Pipeline (reprodução/Instagram)

Em uma das passagens mais marcante no surf aconteceu na temporada de inverno havaiano no ano de 1983, por meio de uma foto que revelava o drop em uma bomba com mais de 15 pés em banzai Pipeline. A imagem é eternizada com um símbolo da atitude do surfista brasileiro.

Outros surfistas publicaram mensagens a Renan neste dia. Ricardo Bocão, outro pioneiro brasileiro no Havaí, escreveu em seu Instagram:

https://www.instagram.com/p/B37Gdbvl446/

O legend carioca Rico de Souza deixou a sua mensagem para Pitanguy no site Ricosurf.com: “É uma grande perda para o surf mundial. O Renan era um grande amigo e vou sempre ficar com seu lado alegre, seu alto astral e bom humor na memória. Meus sinceros sentimentos à toda família. Aloha Renan”.

Veja também:
WSL rejeita recurso de Medina e mantém resultado de bateria contra Ibelli

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias