Kolohe e Kanoa garantem vaga para Tóquio 2020 após alcançarem resultados positivos durante a etapa do MEO Rip Curl Pro
Por Redação HC
O californiano Kolohe Andino e o japonês Kanoa Igarashi já estão matematicamente classificados para as Olimpíadas de Tóquio 2020. As vagas foram conquistadas pelo critério de prioridade do CT, carro chefe na determinação dos surfistas presentes no evento pioneiro para o esporte, durante a décima etapa em Portugal, o Meo Rip Curl Pro. Até agora, pelo CT, já se classificaram Jordy Smith, Stephanie Gilmore e Sally Fitzgibbons e Jeremy Flores.
A vaga de Kanoa veio ontem (17). O atleta precisava de um resultado simples (avançar ao terceiro round já bastaria) para que a matemática batesse. Igarashi não só avançou, mas segue firme na competição e agora, nas oitavas, terá pela frente a lenda Kelly Slater, que busca a todo custo colocar seu nome na história dos Jogos Olímpicos. Em declarações recentes, Kelly chegou inclusive a colocar as Olimpíadas como “algo maior” que o próprio CT.
A classificação de Kolohe veio nesta sexta (18). O norte-americano agora é o primeiro de seu país a garantir vaga nos Jogos. Para ele, era necessário chegar as oitavas e assim o fez. No MEO Rip Curl Pro, Andino tem pela frente agora Michael Rodrigues. As ambições de ambos duelistas são distintas: em quinto, o norte-americano que faz uma temporada de boa regularidade briga por, quem sabe, um título no CT. Já Michael, na parte de baixo da tabela (vigésimo sexto), almeja a todo custo deslanchar na reta final das competições de 2019 para se manter na elite no próximo ano.
INDEFINIÇÃO BRASILEIRA
Já não bastasse a acirradíssima disputa pelo título de campeão do World Championship Tour 2019, três brasileiros estão dando tudo de si também na disputa pelas duas vagas das Olimpíadas de Tóquio de 2020; São eles: Gabriel Medina (1º), Filipe Toledo (3º) e Italo Ferreira (4º). Ambos estão classificados para as oitavas em Portugal e a pouca diferença na pontuação entre os conterrâneos, juntamente com a capacidade desses três realizarem feitos insanos e históricos torna tudo mais emocionante nessa reta final. Medina surfa com extrema frieza na “Terrinha” e tem pela frente o amigo Caio Ibelli. Filipe, mesmo com a recente lesão nas costas, não arredou o pé na reta final e agora enfrente o surf pesado do australiano Wade Carmichael. Italo, em ascensão desde sua vitória icônica no Isa Games 2019, encara o norte-americano Conner Coffin, no que promete ser um bom duelo envolvendo vagas para Tóquio.
RESTA UM! DISPUTA NORTE-AMERICANA FERRENHA
Agora com Kolohe Andino classificado, Kelly Slater e o havaiano Seth Moniz aquecem a disputa pela segunda vaga para representar os Estados Unidos no Japão. Seth (11º) caiu cedo em Portugal e agora abre espaço para Kelly (13º) conquistar pontos importantes na disputa pela segunda vaga. Além de tudo, há no caminho ainda John John Florence, oitavo no ranking que, mesmo após sua lesão, manteve-se firme graças aos resultados brilhantes que alcançou no início da temporada. Florence chegou inclusive a fazer um post misterioso no qual anunciava sua possível presença em Tóquio, entretanto, Kelly e Seth, ambos com cerca de 27 mil pontos, prometem lutar até o fim para acabar com o sonho de John John que terminará 2019 torcendo para que seus 33 mil pontos não sejam alcançados.
VEJA TAMBÉM:
– VÍDEO: QUANDO O MAR SOBE EM TEAHUPOO, QUEM CHAMA A RESPONSA?
– TOPS APROVEITAM DAY-OFF PARA FREE SURF DE ALTO NÍVEL EM PENICHE. ASSISTA
– CARLOS BURLE LANÇA 3ª TEMPORADA DE GIGANTES DO SURFE NESTA QUINTA EM SP