A ONG The Ocean Cleanup, responsável por criar o sistema, instalou no Oceano Pacífico as primeiras boias de tecnologia sustentável para retirada de plásticos
Por Redação HC
Um sistema sustentável de limpeza de oceanos que promete limpar até 50% do lixo plástico no Oceano Pacífico em cinco anos teve suas operações iniciadas hoje (2/10). A ONG The Ocean Cleanup é a criadora das boias de alta tecnologia que acumulam o lixo em uma costa artificial. Os rejeitos são removidos posteriormente.
As boias com rede criadas pela ONG possuem uma tecnologia que dispensa o uso de máquinas para locomoção de sua estrutura ou captura de plástico. A força do vento é o motor da invenção. Já para a captura dos plásticos, as redes, para conseguir “segurar” o material sem que detritos escapem, possuem uma âncora especial que compensa o peso das boias, equilibrando a rede para que ela nunca escape, muito menos os detritos.
Agora o intuito dos criadores do projeto é expandir o negócio para todos os oceanos do mundo. O plano é remover, até 2040, até 90% dos plásticos nos mares. Confira abaixo o vídeo de lançamento das primeiras boias no Pacífico:
VEJA TAMBÉM:
–BARCO ROMANO DE 1,8 MIL ANOS É ENCONTRADO NO MEDITERRÂNEO
–SOBE PARA 113 O NÚMERO DE PRAIS COM MANCHAS DE ÓLEO NO NE