Cientistas ainda não encontraram explicação para o fenômeno. É a terceira vez desde 2016 que uma foca aparece com uma enguia presa no nariz
Por Redação HC
Biólogos americanos estão intrigados com um fenômeno até então desconhecido por eles e que já tem demonstrado uma certa recorrência: focas, da espécies foca-monge-do-mediterrâneo, têm aparecido com enguias presas no nariz. Uma imagem viralizou no início desta semana e trouxe à tona a discussão que, na verdade, segue até o momento como um mistério.
“Monitoramos essas focas há quatro décadas, e durante todo esses tempo isso nunca aconteceu, disse Charles Littnam, pesquisador do Programa de Pesquisa da Foca Monge Havaiana, um centro ligado à Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos. A situação preocupa pois estas focas estão ameaçadas de extinção e o Havaí, onde o fenômeno foi registrado, é um dos últimos lugares onde elas tem sido vistas.
Veja também: Golfinho com lacre plástico prendendo sua boca morre por desnutrição em SP
Para os pesquisadores, existem duas explicações possíveis. Uma delas seria de que as enguias estão sendo regurgitadas pelas focas, e que isso seria, na verdade, um procedimento normal para os mamíferos.
A segunda hipótese acredita que as enguias possam estar fugindo de outros predadores e acabam entrando pelo nariz das focas por engano.
Em todas as vezes que os pesquisadores se depararam com a cena, conseguiram “resolver” o problema. Bastava puxar a enguia, com bastante força, se necessário, para retirá-la, sem maiores danos às focas. As enguias, entretanto, sempre morrem.
O grupo vai seguir em observação para tentar entender este fenômeno curioso.