O vulcão Kilauea está em erupção constante desde o mês de maio. Centenas de casas foram engolidas pela lava e milhares de moradores da Big Island, a maior do Havaí, perderam praticamente tudo que tinham na vida – como a brasileira Fernanda Braga, com quem a HARDCORE conversou em primeira mão. Mas as consequências da erupção não param por aí. Um outro bem público de valor inestimável – especialmente para nós, surfistas – está sendo destruído pelo fluxo de lava: algumas das melhores onda da ilha. Picos como Secrets, Bowls e Dead Trees, todos na região de Pohoiki, foram aterrados pela lava e já quebram mais em condições surfáveis.
“A onda de Secrets era realmente boa. Era um daqueles picos em que todo mundo pegava onda junto, surfistas e bodyboarders, e todo mundo era amigo”, conta o local Cliff Kapono. “A lava toma nossas casas, o que já é terrível, e muito triste pelo quanto isso prejudicou as pessoas. Mas casas podem ser reconstruídas. As ondas nós não podemos reconstruir”, continuou Cliff, em entrevista à revista Surfer.
Outros locais, como Shayden Pacarro, também lamentaram a perda das ondas. “Obrigado, Secrets, por todas as memórias incríveis. Não existe um lugar como você!”, escreveu o havaiano em sua conta no Instagram. Ele ainda lembrou de Bowls, outra onda que já não existe (imagem abaixo). “Bowls nunca será esquecida, e todos os sorrisos que esse lugar traz quando falamos dele crescerão para o resto de nossas vidas”, escreveu.
Pohoiki era um lugar especial para os moradores de Puna, na Big Island, não apenas pelas ondas. Lá havia uma rampa de acesso para barco ao mar, era também um ponto de encontro das famílias do local, para piqueniques, mergulhos e outras atividades.
O avanço da lava no local também está se tornando uma ameaça à vida marinha e à fauna local em geral. Segundo o jornal Hawaii News Now, seis tartarugas marinhas já foram encontradas mortas apenas na área de Pohoiki.
Ainda não há um número concreto, mas autoridades estimam que pelo menos 700 casas já tenham sido destruídas pela erupção do Kilauea desde seu início, em maio, até agora.
Segundo o Departamento de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS), o vulcão deve continuar expelindo lava por um período que pode variar de meses a anos.
Foto de capa: Shayden Pacarro/reprodução Instagram
Veja também:
No Havaí, vulcão entra em erupção com “sorriso”
Vulcão entra em erupção e força evacuação de casas no Havaí
Incontrolável: vulcão Kilauea segue em erupção no Havaí