Tiago Pires colocou o surf português no Guinness Book, o livro do recordes, pela segunda vez em 2018 – a primeira foi com Rodrigo Koxa, com a maior onda surfada na história, em Nazaré. O Saca, como Tiago é conhecido, organizou no último sábado (23) a maior aula de surf já registrada, com 344 aprendizes dentro da água simultaneamente. O feito aconteceu na praia de Fonte das Telhas, na Costa da Caparica, ao sul de Lisboa.
“O fato de termos batido este recorde do Guinness é mais uma prova da força que o surf tem em Portugal. Queria expressar uma palavra de grande agradecimento a todos os que participaram neste evento assim como todos os nossos patrocinadores e parceiros!”, disse o Saca, ex-top do WT e mais bem sucedido surfista português da história (até hoje).
VEJA TAMBÉM: Gabriel Medina desafia os tubos em dia pesado na Paúba
O evento foi patrocinado pela empresa portuguesa EDP e viabilizado pela ReAct Sports Management, empresa recém criada por Saca.
A ação foi feita com a intenção de arrecadar fundos para o Nariz Vermelho, uma ONG portuguesa que financia e organiza visitas de palhaços a crianças doentes em hospitais de todo o país. Antes da aula, também houve uma grande ação de limpeza da praia, com todos os envolvidos, coordenada pela representação de Lisboa da Surfrider Foundation.
O recorde anterior havia sido registrado na Austrália, com uma aula de surf para 320 alunos, ao mesmo tempo, em Bondi Beach, na cidade de Sidney.