O clima esquentou nesse final de semana e não foi só por causa dos ataques de tubarão e do medo que isso gerou em competidores.
Numa sessão de freesurf no North Point, enquanto o brasileiro Jessé Mendes esperava horas por uma onda, o australiano Mikey Wright pegava uma atrás da outra – o irmão de Owen era, inclusive, um dos destaques da sessão.
Quando a boa da série apontou para Jessé pela primeira vez em toda a queda, enquanto ele remava, o australiano deu a volta e dropou antes, mais pra dentro do pico. Um movimento parecido com o de Leo Fioravanti contra Medina em Snapper.
Jessé ficou puto e foi cobrar o colega de equipe fora d’água. O clima esquentou, os dois trocaram empurrões e provavelmente algumas ofensas em várias línguas. O vídeo da quase-treta foi publicado por Jake “Snake” Paterson e gerou uma confusão enorme na internet, com as já conhecidas guerra de comentários entre brasileiros e australianos. O ex-top do WCT apagou o vídeo mas já era tarde.
Algum tempo depois, quando o evento já tinha sido chamado e após a bateria de Mikey no round 2, os dois se encontraram, pediram desculpas e fizeram as pazes.
As brigas fora da água entre os competidores do circuito eram cena quase comum há algumas décadas. Com a profissionalização e a exploração cada vez maior da imagem dos atletas, situações do tipo foram ficando mais raras.
“Todo mundo se comportou mal nessa história”, disse Jessé em entrevista ao Surfline. “Mikey estava errado pelo que fez na água, eu estava completamente errado pelo que fiz quando fui cobrá-lo. Nós nos falamos no mesmo dia, depois de um freesurf em The Box, e está tudo tranquilo entre nós”, completou.