24.2 C
Hale‘iwa
quarta-feira, 13 março, 2024
24.2 C
Hale‘iwa
quarta-feira, 13 março, 2024

24º Surf na Pororoca desbrava ondas de rios no Pará

Entre os dias 1 e 4 de abril acontece o 24º Surf na Pororoca em Chaves, localizado no Arquipélago do Marajó, no estado do Pará. Alguns dos melhores surfistas do Brasil, como Fábio Gouveia, o campeão mundial de skimboard, Lucas Fink, além dos ex-CT’s Ian Gouveia e Raoni Monteiro estarão presentes na expedição.

Veja também:

1º Festival Hawaii de Surf Feminino do Campeche faz história em Floripa

Quer cansar as pernas? Conheça os 7 picos com as ondas mais longas do mundo

Mulheres viram surfistas e provocam revolução silenciosa no Sri Lanka

Nayson Costa, o maior surfista paraense de toda a história, Marcelo Bibita, seis vezes Campeão Brasileiro de Longboard e primeiro recordista mundial de surf na pororoca, além de outros surfistas brasileiros de renome também marcarão presença no evento. A ideia do encontro é refazer o caminho percorrido pelos pioneiros que no ano de 1998 fizeram parte da primeira expedição às pororocas do Canal do Perigoso, no município de Chaves.

A experiência também inclui a missão de desbravar algumas das mais de dez pororocas inexploradas da região, mas sem deixar de lado a história e a memória dos pioneiros. Para isso, a expedição contará com toda a infraestrutura desenvolvida ao longo desses 24 anos – o que envolve helicópteros, jet skis, bananas boat, lanchas voadeiras e toda a experiência acumulada nas mais de de 200 expedições oficialmente registradas e documentadas pela ABRASPO, Associação Brasileira de Surf na Pororoca.

Além do Desafio do Surfe, uma extensa programação cultural irá agitar os habitantes do município e região. A exemplo, o Pororoca Ambiental, um projeto que contará com a participação de 100 estudantes e surfistas locais, com o intuito de diminuir o impacto dos resíduos descartados na Praia Principal do município. A ação também promoverá um debate acerca do manejo e utilização dos resíduos produzidos pelo homem.

Outra iniciativa proposta é a Cerimônia de Implantação da Escola de Surf Pororoca e da Fábrica de Pranchas da Amazônia, que envolverá doações de 10 pranchas de surf para a realização da Clínica de Surf na Pororoca, exclusiva para a comunidade local.

O Festival Cultural da Pororoca também integra o evento e contará com apresentações de grupos de Carimbó, DJS de Tecnobrega, Reggae, Música Eletrônica, peça Teatral e Exposição de vídeo e fotografia. Além disso, o evento terá vivências marajoaras, como o Passeio em Búfalos, visitas a ninhais e jacarés e muita interação com a população, a partir do seu modo de vida de conexão com a natureza.

As ações culturais não param por aí. Uma grande exibição de Luta Marajoara irá exaltar essa modalidade ancestral de combate e terá a presença de alguns dos maiores nomes em atuação no estado.

Segundo André Dias, Secretário de Turismo do Pará, a realização do 24º Surf na Pororoca é a consolidação do reconhecimento da importância do legado do surf na Pororoca para a história, a memória, a cultura e a preservação da Amazônia no Arquipélago do Marajó e em toda a sua extensão.

“Estamos muito animados e ansiosos pela realização dessa grande festa marajoara. Apresentar as belezas e a riqueza da nossa Amazônia para o Brasil e para o mundo é o grande legado do Surfe na Pororoca… Nas últimas duas décadas, a pororoca tem sido um dos maiores divulgadores da cultura, das belezas, da riqueza e da grandeza da Amazônia para o mundo. Nós reconhecemos e por isso que, com a anuência do Governador Helder Barbalho, apoiamos o evento”, afirmou o Secretário.

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias