Filipinho usa seus aéreos para avançar em Maresias, performance do brasileiro foi destaque no Prime. Foto: Daniel Smorigo/ASP
Por Felipe Fernandes
O ubatubense Filipe Toledo apavorou em sua estreia no O’Neill SP Prime, nesta terça-feira em Maresias, São Sebastião (SP). No segundo dia da etapa nível máximo do WQS foram para água 18 baterias, sendo 12 pendentes do Round 1 e seis disputas da segunda fase.
O Brasil chegou com 12 representantes ao Round 2 da prova, e quatro deles já garantiram vaga no Round 3: Gabriel Medina, Wiggolly Dantas, Italo Ferreira e Ian Gouveia.
Sob os gritos da torcida e muito assédio, Medina garante vaga na terceira fase da prova. Foto: Daniel Smorigo/ASP
Round 1: MIGUEL PUPO e FILIPE TOLEDO
Logo no início do dia, o local Miguel Pupo contou com o apoio da torcida local para vencer a sua primeira bateria na prova. O paulista estreou em sintonia com as ondas e abriu boa vantagem sobre o também surfista convidado de Maresias, Igor Moraes, e o marroquino Ramzo Boukhlam e o veterano australiano Nathan Hedge, que terminou o heat em segundo.
Os brasileiros Jessé Mendes e Tomas Hermes, ambos na bolha de classificação do WQS para o WCT em 2015, precisando de bons resultados para assegurar a vaga, venceram suas baterias e também garantiram lugar na segunda fase.
Filipinho competiu na última bateria na primeira fase (24ª) e beirou a perfeição ao marcar 9.93 pontos com um aéreo de frontside na melhor onda da competição até o momento. Jack Freestone avançou na cola do brasileiro, enquanto Jay Thompson e Dale Staples acabaram eliminados.
Foram barrados no segundo dia de competição os brasileiros Michael Rodrigues, Bino Lopes, Marco Fernandez, Victor Bernardo, Lucas Silveira, Willian Cardoso, Hizunome Bettero, Krystian Kymerson e Raoni Monteiro.
Round 2: WIGGOLLY DANTAS
Mais uma vez o ubatubense Wiggolly Dantas mandou bem nas ondas de Maresias e liderou a bateria que terminou com o francês Marc Lacomare em segundo, e com os australianos Davey Cathels e Cahill Bell-Warren na lanterna, desclassificados.
Julian Wilson, atual 21º colocado do WCT e correndo risco de perder a vaga na elite caso não tenha um bom resultado em Pipeline, no Hawaii, está em busca dos pontos oferecidos no Prime de Maresias para assegurar sua permanência entre os Tops em 2015. E eles quase escaparam, na bateria vencida pelo brasileiro Ian Gouveia, filho do lendário "Fábio Fabuloso". Julian fechou a bateria na segunda colocação, e chegou a passar um certo sufoco.
Ian Gouveia é um dos quatro brasileiros com vaga garantida na terceira fase. O filho de Fabio Gouveia derrotou o australiano Julian Wilson. Foto: Smorigo/ASP
GABRIEL "SUPER" MEDINA elimina o algoz Brett Simpson
Em seguida, Gabriel Medina soltou seus aéreos de backside para garantir a liderança da bateria e avançar ao lado do francês Joan Duru, na disputa que eliminou Brett Simpson e Maxime Huscenot. O fato curioso é que o americano Brett Simpson foi o algoz de Medina em Portugal, bateria que envolveu o brasileiro em uma imensa polêmica por ele ter saído do mar antes de terminar a bateria em Peniche, e dessa forma ter colocado o título mundial em disputa agora com o australiano Mick Fanning, além do ET Kelly Slater.
Para saber mais sobre a bateria polêmica que envolveu Gabriel Medina em Peniche, leia aqui.
Na última bateria do dia, Italo Ferreira fez o suficiente para garantir sua vaga no Round 3, atrás do australiano Brent Dorrington. Um bom resultado do potiguar pode assegurar a vaga na elite do surf mundial em 2015. Italo fez uma excelente estreia em Maresias, quando colocou Medina em combinação, e agora está sob os holofotes da mídia.
Um bom resultado do potiguar Italo Ferreira pode assegurar a sua vaga na elite em 2015. Foto: Daniel Smorigo/ASP
#VAI BRAZUCAS!
Os brasileiros Miguel Pupo, Alejo Muniz, Caio Ibelli, David do Carmo, Heitor Alves, Tomas Hermes, Filipe Toledo e Jessé Mendes ainda vão competir nas seis baterias restantes do Round 2.
Na terceira fase, os duelos acontecem entre três atletas e o primeiro avança direto para as oitavas de final, enquanto os perdedores encaram uma repescagem.
Uma nova chamada acontece nesta quarta-feira, às 7 horas (horário de Brasília) na Entrada 15 da praia de Maresias. Fique ligado!
Confira a cobertura do primeiro dia O’Neill SP Prime, acesse a reportagem: "Medina, Italo e Guigui abrem o show".