27.7 C
Suva
domingo, 27 abril, 2025
27.7 C
Suva
domingo, 27 abril, 2025

“Zé do Pedal” e “Baisikeli” vencem

 

 

Os filmes “Zé do Pedal” e “Baisikeli” foram os grandes vencedores da edição 2014 do Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit. A curiosidade da votação realizada pela comissão julgadora – que teve a curadoria de Andrea Estevam, diretora de conteúdo da editora Rocky Mountain, e foi composta por nomes como o apresentador Luciano Huck e o jornalista Arthur Veríssimo, entre outros –, foi que os dois filmes premiados tem o "pedal" como tema central dos documentários.

Na escolha do público, que esteve presente nos eventos realizados no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, entre os meses de agosto e setembro; “Zé do Pedal” voltou a ganhar os louros dos espectadores que votaram pela melhor produção nacional, que elegeram também “High Tension”, documentário que retrata uma das brigas mais intensas já protagonizadas na mais alta montanha do planeta, o Monte Everest.

ESCOLHA DO JÚRI E PÚBLICO – Filme Nacional

> Zé do Pedal: As Fronteiras do Mundo

2013, Brasil

Duração: 23 minutos 

Direção: Bruno Lima e Fabricio Menicucci

  

O filme “Zé do Pedal: As fronteiras do mundo” mostra a simplicidade do mineiro José Geraldo de Souza Castro, que, a bordo de um quadriciclo movido pela força das pernas, decidiu conhecer o mundo sem receio da violência que assola muitos países. “Os limites são fronteiras criadas por nós mesmos. As fronteiras estão dentro da nossa cabeça. Busque viver em um mundo sem fronteiras”, disse José Geraldo, quando participou de uma entrevista junto ao público que o  aplaudiu de pé logo após a exibição do filme no Parque do Ibirapuera.

O documentário, dirigido por Bruno de Lima e Fabricio Menicucci, acompanha a jornada dessa figura doce e inspiradora que parte da cidade de Paris, na Europa, e pedala por mais de 2 anos até chegar a Johanesburgo, na África do Sul, em uma celebração da vida e do espírito aventureiro. Prêmio de Melhor Filme Nacional unânime entre Público e Júri, e mais do que merecido para essa história absolutamente inspiradora.

ESCOLHA DO JÚRI – Filme Estrangeiro

  

> Baisikeli – The Story of an African Cycling Team 

(Baisikeli – A História de uma Equipe de Ciclismo Africana)

2013, África do Sul

Duração: 26 minutos 

Direção: James Walsh

Que tal dar uma bike para um maratonista do Quênia? Foi com essa ideia que o projeto Kenyan Riders começou a construir uma história inacreditável no país reconhecido pelos seus grandes corredores de rua. E deu muito certo.

Passando por todas as nuances de superação e luta contra as adversidades em um país sem nenhuma tradição no esporte, o diretor James Walsh mostra em detalhes como os atletas escolhidos venceram seus limites pessoais para se tornarem bons ciclistas de estrada. Um dos pontos altos de Baisikeli é quando os quenianos começam a treinar bicicross para perder medo das quedas e ganhar intimidade com as bikes. Vale assistir, imperdível e emocionante.

ESCOLHA DO PÚBLICO – Filme Estrangeiro

  

> High Tension (Alta Tensão)

2013, EUA 

Duração: 36 minutos 

Direção: Zachary Barr, Peter Mortimer, Josh Lowell e Nick Rosen 

“Alta Tensão”, o próprio nome do filme descreve o que se passou com dois dos mais famosos montanhistas da atualidade, o suíço Ueli Steck e o italiano Simone Moro, na montanha mais alta do mundo, o Monte Everest.

Durante aclimatação na subida antes de chegar ao cume, os dois se veem envolvidos em uma briga sinistra com os sherpas, povo local contratado pelas expedições comerciais para ajudar a escalada de clientes que querem atingir o cume localizado na Cordilheira do Himalaia, fronteira entre o Tibete e o Nepal.

Com direito a apedrejamentos e tapas na cara, o documentário traz a tona a discussão sobre o que se tornou o Everest nos últimos anos. O clima tenso prende atenção do espectador durante os 36 minutos de filme, e traz uma reflexão profunda sobre as expedições comerciais e a obsessão sem controle.

FILMES DE SURF NO ROCKY SPIRIT ’14

A quarta edição do Rocky Spirit também teve em sua curadoria a exibição de “filmes de surf” como temática. As produções “Step N’Soul”, de Toma Jablon; The Fortune Wild”, de Ben Gulliver; “Sea Fever”, de Tim Davies; e “Catch It”, de Sarah Menzies, fizeram parte da programação.

Para conhecer os filmes participantes e assistir aos trailers, clique aqui.

  

FESTIVAL DE FILMES OUTDOOR ROCKY SPIRIT ’14

O Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit ’14 foi realizado pela editora Rocky Mountain, com produção das revistas Go Outside e Hardcore, e MountainFilm On Tour. O evento foi realizado graças ao patrocínio da Ford, e aos apoios na Kaiak Natura e do Canal Off; e das Prefeituras das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Para saber mais, acesse: gooutside.uol.com.br/spirit

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias