25.1 C
Hale‘iwa
sábado, 20 abril, 2024
25.1 C
Hale‘iwa
sábado, 20 abril, 2024

Cinema surf em Ipanema (RJ)

 

Acontece nesse final de semana o Rocky Spirit, festival de filmes documentários de esportes de aventura, que apresenta as principais produções que ganharam destaque nesta temporada de cinema. O melhor: é de graça; é só chegar.

SURF, Mountain bike, escalada, snowboard e esportes praticados na neve, caiaque, esportes de remada e muito de meio ambiente, entre outras “emoções” exibidas em 28 filmes nacionais e estrangeiros, serão apresentadas em um telão gigante de 150 metros quadrados, neste próximo final de semana (20 e 21/09) na praia de Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro. 

Entre os títulos selecionados, 4 filmes direcionados ao SURF compõem a programação do Rocky Spirit. “Step N’Soul” de Toma Jablon; “Sea Fever” de Tim Davies; “The Fortune Wild” de Ben Gulliver; “Catch It” de Sarah Menzies, estão entre os selecionados.

Leia abaixo as sinopses e assista aos trailers do filmes de surf do Rocky Spirit’14:

STEP N’SOUL (Passos e Alma)

Inglaterra, 2013 / Duração: 5 min

Direção: Toma Jablon

Se você achou que não havia mais nada para criar em filmes de surf, vale a pena conferir essa produção de Toma Jablon. O diretor francês consegue perceber e registrar com sensibilidade como há sinergia entre o improviso do jazz e as ondas do surf. Ao som do lendário jazzista Wynton Marsalis, o diretor Jablon exibe a classe do longboarder Sam Bleakley sobre o pranchão, em um visual paradisíaco das ilhas Maldivas. Em “Step N’ Soul” é hipnotizante e por isso é impossível ficar parado. Lindo, um deleite para os ouvidos e olhos!   

THE FORTUNE WILD (A Riqueza Selvagem)

Canadá, 2014 / Duração: 22 min

Direção: Ben Gulliver

Se Wes Anderson – diretor de “O Grande Hotel Budapeste” – quisesse fazer um filme de surf, certamente seria parecido com The Fortune Wild. Com uma linguagem divertida e poética à la Anderson, o diretor Ben Gulliver realizou um filme bem-humorado sobre um grupo de surfistas que vai até a Colúmbia Britânica, no Canadá, explorar as ondas e curtir um estilo de vida autossuficiente e intimamente ligado à natureza. O surfista Peter Devries e os irmãos Reid e Arran Jackson usam desde luvas de boxes à pranchas experimentais, além de outras pirações que aparecem em “A Riqueza Selvagem” de Gulliver.

SEA FEVER (Febre de Mar)

Reino Unido, 2013 / Duração: 5 min

Direção: Tim Davies

O surf como poesia! Nesta produção incomum e surpreendente, imagens icônicas de surf são mixadas com o poema “Sea Fever”, escrito pelo britânico John Masefield, em 1916. Aliás, Masefield (1878-1967) tinha apenas 22 anos quando escreveu a “Paixão pelo mar”, texto que ganhou nova notoriedade na metade dos anos de 1960 até o final dos anos de 1980, em duas interpretações do Capitão Kirk na série televisiva “Jornada nas Estrelas, e no filme “Star Trek – The Final Frontier”, no trecho em que o famoso personagem Spock corrige a citação do amigo ao apontar corretamente o laureado John Masefield – um apaixonado pelo mar – como autor do poema. Nessa versão moderna voltada ao surf, agora é a vez de Tim Davies fazer uma nobre relação de devoção ao mar, com nuances sobre pranchas de surf e ondas potentes. 

CATCH IT (Pega Essa)

EUA e Noruega, 2013 / Duração: 10 minutos 

Direção: Sarah Menzies

Apesar de ter crescido cercada pelas águas mornas do sul da França, a surfista Lea Brassy acabou deixando a vida levá-la para o norte da Noruega, onde gélidas ondas batem na costa acidentada do país nórdicos onde montanhas se elevam diretamente do mar. A bordo de sua van, Lea estaciona em diversos lugares para se misturar à paisagem local. Pesca, escala e surfa, mesmo rodeada de neve, mostrando como é possível viver de forma simples e absolutamente plena. A diretora Sarah Menzies, que já acumula alguns títulos de notório destaque e seguida por formadores de opinião como a ativista longboarder Cori Schumacher, presenteou privilegiados espectadores com essa novíssima produção, que ainda nem tem trailer. “Catch It” é mais uma das pérolas do Rocky Spirit.

O Rocky Spirit`14 começa às 17h30 com shows ao vivo; Filmes a partir dàs 19 horas.

Confira abaixo a programação completa.

 

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias