Vulcão do monte Agung, em Bali, está em atividade desde 2017. Cinzas chegam a 2 km de altura e podem paralisar um dos principais aeroportos da Indonésia
Por Redação HC
O vulcão do Monte Agung, na ilha de Bali, Indonésia, entrou em erupção na madrugada deste domingo (21). Lançando cinzas e fumaça a uma altura de até dois mil metros, a erupção provoca receios de cancelamentos de voos no movimentado aeroporto de Denpasar, algo que já aconteceu em um passado recente.
A polícia determinou uma zona de exclusão de 4 quilômetros em torno do monte. Até agora, não há notícias de consequências diretas para a população da ilha — segundo autoridades locais, o aeroporto continua funcionando normalmente, sem voos interrompidos.
Mount Agung Bali, Indonesia ~ Explodes Again #agung #volcano #eruption #indonesia #bali #explosion pic.twitter.com/4BLWNMVupX
— Volcano Time-Lapse (@DavidHe11952876) April 21, 2019
Veja também:
– Tsunami atinge ilha na Indonésia após terremoto (vídeo)
– Brasileira vítima de vulcão no Havaí: “O Kilauea me tirou tudo”
“Essa é uma situação normal de um vulcão ativo, não há motivo para as pessoas entrarem em pânico, contanto que fiquem fora da zona de exclusão”, afirmou em um comunicado o porta-voz da agência nacional para mitigação de desastres da Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho.
O monte Agung está em constante atividade desde 2017, pelo menos. Em outubro de 2018, uma outraerupção do vulcão forçou a paralisação das atividades do aeroporto de Denpasar por quase uma semana.