28.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024
28.7 C
Suva
sexta-feira, 22 novembro, 2024

Brasileiros comentam polêmica sobre segurança em Jaws

A ondulação que atingiu o Hawaii no último final de semana fez quebrar o maior Jaws da temporada, mas também levantou uma polêmica sobre as condições de segurança do local. A Hardcore conversou com os big riders Caio Vaz e Lapo Coutinho, que pegaram algumas bombas cada um na fatídica sessão e trocaram impressões sobre a questão levantada pelo local Albee Layer.

“O ideal é que todo mundo tivesse sua equipe de resgate”, concordou o big rider Lapo Coutinho, que contava com o apoio de um jet ski do big rider Jorge Pacelli. Ele afirma, entretanto, que não viu tanta diferença nesse aspecto entre esta sessão e outras quedas que já fez em Jaws. “Como em todo swell, tinha muita gente sem o jet de apoio. Isso sempre existiu e sempre vai existir”.

Caio Vaz encarando a besta em Jaws. Foto: Matheus Couto/Reprodução @matheusscouto

Para Caio Vaz, que fez no final de semana a segunda queda da sua vida em Jaws, “o que o Albee escreveu tem total sentido”. O surfista do Rio de Janeiro, junto com Marcelo Trekinho, Felipe Cesarano e outros, contava com um jet-ski de apoio para os resgates.

Veja também: Inaceitável: Albee Layer detona falta de segurança em Jaws

“Estávamos fechados com o Daniel, um rescue que mora em Maui há muito tempo e pilota muito! As duas vezes que eu caí em Jaws ele estava fazendo minha segurança, então sabia que se tudo desse errado ele ia me resgatar”, conta Caio. “Dá pra acontecer um acidente mole ali, e em todos os picos de big surf. É muito importante você ter a sua equipe”, explica.

Entretanto, como disse Lapo – e o próprio Albee Layer, alguns dias depois, um pouco mais calmo -, o big rider solitário sempre vai estar ali. “O que o Albee falou tá certo, na intenção de que todo mundo tenha sempre alguém olhando. Mas tem muita gente que vai roots mesmo, só tem a grana da passagem, e vai lá fazer o big surf como se fosse nas antigas”, diz Lapo. Contudo, esse surfista deve ter um planejamento e uma postura diferentes dentro d’água. “Eu mesmo já fui algumas vezes no passado sem apoio do jet. Quando acontecia isso, eu planejava minha sessão bem com calma e procurava não me arriscar muito”, conclui.

 Confira abaixo os melhores momentos do último megaswell em Jaws:

Foto de capa: Shane Grace/Reprodução (@shanegracey / Surfline.com)

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias