22 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 2 maio, 2024
22 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 2 maio, 2024

Laudo confirma tiro nas costas

 


Velório de Ricardinho dos Santos na Guarda do Embaú. Foto: Larissa Vier / RBS TV

O tiro que atingiu as costas do surfista catarinense Ricardo dos Santos pode agravar a situação do policial suspeito do crime, tipificado pela Polícia Civil como homicídio doloso qualificado. Segundo a Polícia Militar, o resultado do laudo cadavérico do Instituto Médico Legal (IML), divulgado na tarde desta quarta-feira (21), pode descaracterizar a versão dada pelo soldado, de legítima defesa.

Segundo o IML, o surfista foi atingido por duas balas, e não três, como se suspeitava inicialmente, pois o corpo apresentava três perfurações. Um dos projéteis atingiu o lado esquerdo do corpo, atravessou e saiu pelo lado direito, perfurando órgãos internos. O outro tiro acertou as costas e a bala ficou alojada na vértebra lombar.

O policial militar Luis Paulo Mota Brentano, de 25 anos, que confessou ter feito os disparos, foi preso em flagrante e está detido em uma sala especial do 8º Batalhão da PM, em Joinville, no Norte do estado, onde ele trabalha desde 2008. O advogado dele, Gilson Schelbauer, disse que, até as 18h30 desta quarta (21), não havia sido informado sobre o laudo, mas mantém o argumento de legítima defesa, que, segundo ele, independe da posição em que os dois estavam.

Ricardinho, como era conhecido, tinha 24 anos e foi atingido na região entre o tórax e o abdômen, na manhã da última segunda (19) após um desentendimento com o policial, que estava acompanhado do irmão, menor de idade. O crime ocorreu na frente da casa do atleta, na Guarda do Embaú, município de Palhoça, na Grande Florianópolis.

O jovem passou por quatro cirurgias, três delas na segunda (19), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no início da tarde de terça (20) no Hospital Regional de São José, também na Grande Florianópolis. O rapaz foi enterrado nesta quarta (21), em Paulo Lopes, cidade vizinha.

Laudo

Conforme o gerente do IML, Marcos Aurélio Lima, baço, pâncreas, fígado e intestino foram lesionados pelas perfurações. O laudo cadavérico indica ainda que a veia cava, a de maior fluxo sanguíneo do corpo, foi atravessada por um projétil.

O laudo cadavérico não confirma como ocorreu a sequência de tiros. O IML informou que, pelas marcas, as balas foram disparadas de uma distância superior a 60 centímetros. O órgão esclarece que, somente com outros exames, será possível precisar a distância em que o tiro foi feito e se a bala é compatível com a arma do policial suspeito.

*Fonte: Globo.com

VEJA TAMBÉM

"INVESTIGAR ATÉ QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA" – Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, se diz "triste" e afirma que não vai deixar de punir o culpado. 

LAUDO CONFIRMA TIRO NAS COSTAS – Segundo IML, Ricardinho tomou dois tiros, um pelas costas. Confirmação descaracteriza versão do soldado. Leia

PÔR-DO-SOL DE LAGRIMAS NA GUARDA – Surfistas, amigos, familiares e comunidade da Guarda do Embaú se juntam para orar em nome de Ricardo dos Santos. Confira imagens

PETIÇÃO PEDE JUSTIÇA! – Mais de 25 mil pessoas assinam petição que pede justiça no julgamento do assassino de Ricardo dos Santos. Assine e compartilhe!

RICARDINHO É LEMBRADO NO HAWAII – Surfistas prestam homenagem emocionante em respeito ao brasileiro em Pipeline, no North Shore de Oahu.

SLATER LAMENTA MORTE DE RICARDINHO – Em desabafo, KS lamenta a morte e fala sobre segurança no Brasil: "Um dos lugares mais lindos e assustadores que já conheci"

RICARDINHO ENTERRADO EM SC – Sob pedidos de justiça, amigos e familiares se despedem do surfista em cerimônia marcada por lágrimas e revolta. Veja fotos

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias