Zulmar Leão, um dos primeiros shapers de Santa Catarina faleceu na última terça-feira, 08 de março em decorrência de problema de saúde que ele enfrentava nos últimos anos.
Leão tinha 64 anos e uma respeitável carreira como shaper, no Brasil e no exterior, atuando profissionalmente como shaper desde os anos 1980.
O shaper atou por muitos anos na Pró-Ilha Surfboards, de São Francisco do Sul, uma das maiores fábricas de prancha do Brasil e sua história se confunde com a da marca.
A Pró-Ilha Surfboards emitiu uma nota para homenagear o shaper: “Hoje nos despedimos do nosso eterno Zumico. Zulmar Leão foi gigante e teve uma das trajetórias mais incríveis que conhecemos. Ele foi um grande shaper e compartilhou muito conhecimento e histórias. E quantas histórias, para todos em sua volta. Ele viveu intensamente cada ano de sua vida. Hoje ele se despede de nós e vai surfar as ondas perfeitas do paraíso. Descanse em paz Zulmar. Você sempre será honrado por nós”.
Veja também:
+ Costão Pro começa sexta-feira (11)
+ Como será a onda de Nazaré vista do espaço?
+ Nathan Florence: sessão rara nos outer reefs e depois o pote de ouro em Pipeline
Outras fábricas também rederam homenagens ao shaper, como a Eukaliptus, no País Basco Espanhol, onde Zulmar também produziu uma série de pranchas:
“Hoje nos deixou um dos maiores. Foi grande como shaper e como amigo maior ainda”, diz parte do texto postado no Instagram da Eukaliptus.
Foram décadas dedicadas ao desenvolvimento de um alto padrão e de incentivo ao esporte.
A Associação de Surf da Prainha (ASP), de São Francisco do Sul destacou o carisma e o profissionalismo de Zulmar: “Hoje nos despedimos do Zulmar Leão. Uma pessoa querida e agradável. O mestre na arte de shapear pranchas. Os anjos irão surfar as nuvens com as pranchas dele agora. Obrigado por tudo que você fez pelo surf mundial“.
A Equipe Hardcore presta condolências à família e amigos de Zulmar Leão.