A WSL South America definiu quem serão os surfistas do continente que participarão do Challenger Series 2024, a divisão de acesso para a elite mundial do World Surf League Championship Tour (CT). As vagas foram definidas com a conclusão do Layback Pro, QS 3000 encerrado no último domingo (10) na Praia Mole de Florianópolis.
Laura Raupp foi a última surfista da América do Sul a conquistar a vaga, que veio após a brasileira derrotar a peruana Arena Rodriguez Vargas na semifinal do evento. Outra classificada via Layback Pro foi a paulista Sophia Medina.
Já o ranking masculino indicou 7 surfistas para o Challenger Series e a lista já tinha sido definida no sábado, quando o agora campeão do Layback Pro, Lucas Silveira, tirou a vaga do catarinense Lucas Vicente. Com a vitória no domingo, Lucas Silveira alcançou a quarta posição no ranking final, abaixo somente do novo campeão sul-americano, Mateus Herdy, de Ian Gouveia e de Heitor Mueller. Os outros classificados pelo ranking da WSL South America, foram o cearense Cauã Costa, o pernambucano Luel Felipe, o capixaba Rafael Teixeira e o paulista Edgard Groggia (veja a lista abaixo).

O Challenger Series 2024 será disputado ao longo de seis etapas entre os meses de abril e outubro, quando o Saquarema Pro fechará a lista dos 10 homens e 5 mulheres classificados para o CT 2025. A temporada começa na Austrália e passa pela África do Sul, Estados Unidos, Portugal, até chegar no Brasil, para encerrar a disputa pelas vagas nos dias 12 a 20 de outubro na Praia de Itaúna, o Maracanã do Surf na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
Além dos surfistas classificados via WSL South America e daqueles que caíram no ranking do CT em 2023, a Liga oferece mais dois wildcards para a temporada, um masculino e outro feminino. Este ano, os escolhidos serão Alejo Muniz e a peruana Daniella Rosas. Ambos, que foram os principais sul-americanos nos rankings do Challenger de 2023, estavam sem vagas asseguradas no Circuito deste ano. A lista ainda será preenchida pelos 12 homens e 7 mulheres do CT 2024 que não passarem pelo corte do meio da temporada.
Veja abaixo a lista de classificados da América do Sul para o Challenger Series 2024:
Feminino
- Tainá Hinckel
- Laura Raupp
- Sophia Medina
- Daniella Rosas (wildcard regional)
Masculino
- Michael Rodrigues (pelo ranking do CS)
- Mateus Herdy (pelo ranking do CS)
- Jadson André (vaga para Tops do CT)
- Ian Gouveia
- Heitor Mueller
- Lucas Silveira
- Cauã Costa
- Luel Felipe
- Rafael Teixeira
- Edgard Groggia
- Alejo Muniz (wildcard regional)
Calendário do WSL Challenger Series 2024:
- Abr 27-04 Mai – Snapper Rocks, Gold Coast, Queensland – Austrália
- Mai 09-16 – North Narrabeen, Sidney, New South Wales – Austrália
- Jul 01-08 – Willard Beach, Ballito, KwaZulu-Natal – África do Sul
- Ago 03-11 – Huntington Beach, Orange County, Califórnia – Estados Unidos
- Set 29-06 Out – Ribeira D´Ilhas, Ericeira – Portugal
- Out 12-20 – Praia de Itaúna, Saquarema, Rio de Janeiro – Brasil