27 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024
27 C
Papeete
sábado, 13 julho, 2024

WSL divulga arte do pôster do Rio Pro

Faltam pouco mais de 70 dias para o Rio Pro, oitava etapa do calendário do circuito mundial da WSL, que acontecerá de 23 de junho a 1º de julho, na Praia de Itaúna, na Capital Nacional do Surfe, Saquarema (RJ), Brasil.

O pôster oficial do evento está pronto e foi apresentado recentemente para patrocinadores e atletas.

+ Japonês de 89 anos que se tornou o surfista mais velho do mundo subiu Monte Fuji aos 80

O artista gráfico e ilustrador Alan Berry Rhys foi convidado pela WSL, pelo segundo ano consecutivo, para criar o pôster.

As técnicas utilizadas em seus trabalhos são a serigrafia, a risografia, a tipografia, o lettering e a pintura, e assim o artista desenvolve obras com forte apelo folclórico e popular.

A inspiração do artista é a releitura que faz dos antigos anúncios publicitários e do aspecto low-fi de suas impressões. Ele recria um universo vintage com estilo próprio, combina traços mais modernos com cores vibrantes, dando vida à um universo nostálgico.

“A ideia era manter a mesma vista da praia, homenageando o point de Itaúna, com ondas de características diferentes. A energia do público local é uma das principais protagonistas, assim como destas ondas. As pedras também são marco geográfico do evento e o caranguejo representando elementos das praias brasileiras. A euforia, o calor e a pressão também foram retratados”, explica Alan, argentino nascido em Buenos Aires.

Para Ivan Martinho, presidente da WSL Latin America, a escolha pelo trabalho do artista foi certeira: “Alan já criou ilustrações para diversas marcas pelo mundo. No ano passado conseguiu retratar muito bem o protagonismo do evento, os principais elementos e toda a energia em seus traços e paleta de cores. Por isso, o convidamos novamente para criar o pôster do nosso principal evento da temporada no Brasil.”

Assim como muitos brasileiros, Alan é amante do esporte e foi com satisfação que criou o pôster da edição 2023. “Sendo fã do surfe, quando assisto a transmissão e vejo meus ídolos com as camisetas com o meu desenho, é um sonho. Nem todos os trabalhos que faço me geram tanta satisfação e orgulho. Espero este ano poder estar presente no evento”, finaliza o artista que participou de exposições em vários países da América do Sul e Estados Unidos.

O VIVO Rio Pro apresentado por Corona é a oitava etapa do calendário e a única Championship Tour (CT) na América do Sul.

No ano passado, a estrutura de 3.200 metros quadrados de área construída na praia de Itaúna foi a maior de todas as etapas do CT. O evento recebeu um público de aproximadamente 40 mil pessoas/dia, que prestigiou a elite do surfe mundial e os ídolos brasileiros.

O Brasil já conquistou seis títulos mundiais da WSL: Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), Adriano de Souza (2015), Ítalo Ferreira (2019) e Filipe Toledo (2022). Paulista de Ubatuba, Toledo já venceu quatro vezes a etapa brasileira do mundial no Rio de Janeiro — Saquarema 2018, 2019 e 2022 e Barra da Tijuca em 2015.

Camisetas e acessórios da etapa — A WSL preparou uma coleção especial do VIVO Rio Pro apresentado por Corona para os admiradores do surfe e pelo estilo de vida que o esporte proporciona. São camisetas com a estampa do pôster, acessórios e diversos itens que já estão disponíveis no site oficial da WSL Store no Brasil. Na edição 2022, os artigos foram sucesso de vendas, tanto que todo o estoque de camisetas da etapa brasileira foi esgotado antes do tempo previsto.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias