“Vote os idiotas para fora.”
Se você comprar um short orgânico da Patagonia, as chances são grandes de encontrar bordada em uma etiqueta interna a mensagem “Vote The Assholes Out”.
“Vote os Idiotas para Fora,” na tradução literal, é o alpinista bilionário Yvon Chouinard acertando qualquer político que “negue” a crise climática; não porque eles não a vêem acontecendo, mas porque estão comprometidos com empresas de petróleo e gás.
A Patagônia nunca teve vergonha de compartilhar suas opiniões.
A empresa socialmente consciente nascida em Ventura em 1973, sempre fez da sustentabilidade ambiental pedra angular de sua marca.
Ano passado, ela doou os US$ 10 milhões que economizou em cortes inesperados de impostos para grupos de base comprometidos em encontrar uma solução para a crise climática.
Mas a irresponsável imprudência do governo Trump estimulou Chouinard a tomar novas medidas, aumentando seu ativismo em uma série de questões que abrangem o espectro político.
ASSISTA: Voices For The Ocean contra as mudanças climáticas
O slogan já aparecia em uma camiseta aqui e Chouinard também incluiu o slogan enérgico como um pós-escrito para uma carta aberta a 1% para os apoiadores do Planeta, movimento criado para convencer as empresas a dar um por cento das vendas para grupos ambientais.
“Lembre-se, elimine os idiotas – todos aqueles políticos que não acreditam que devemos fazer algo sobre a mudança climática”, escreveu Chouinard.
“Vote pelo planeta e contra quem não quer fazer nada. Temos o poder e agora é a hora de usá-lo.”
(Leia aqui sobre o 1% do planeta).
LEIA MAIS: “Não compre essa jaqueta”
VEJA TAMBÉM: Yvon com a palavra
A Patagonia doa 10 por cento dos lucros para várias instituições de caridade.
Na Black Friday, por exemplo, a empresa doa os lucros totais para organizações ambientais de base (em 2016 foram dez milhões de dólares).
Além disso, equipamentos usados da Patagonia podem ser trocados por meio do site Worn Wear.
Fiel às suas raízes no litoral central da Califórnia, a Patagonia tem seu escritório e loja principal em Ventura.