Volcom Pipe Pro – Highlights do quarto dia

O quarto dia do Volcom Pipe Pro correu em condições que mais podem ser descritas como bizarras. O mar estava gigantesco e a maioria dos surfistas que conseguiu somar duas notas na casa dos 3 pontos conseguiu se classificar. Foi o caso dos brasileiros Weslley Dantas e Marco Giorgi, que se garantiram nas oitavas com somatórios na casa dos seis pontos.

Outro brasileiro garantido nas oitavas e autor da maior proeza do dia foi Robson Santos. Na segunda bateria do dia, o surfista do litoral norte de São Paulo conseguiu a virada pra cima do bicampeão mundial John John Florence com uma onda na contagem regressiva. Robson avança às oitavas. John John volta pra casa e assiste ao torneio de sua varanda.

Veja também: Volcom Pipe Pro – Highlights do terceiro dia

É necessário destacar, coletivamente, a participação do chamado Inca Crew. Nenhuma nação teve mais vencedores de baterias ontem que o Peru, com Joaquin del Castillo, Alvaro Malpartida, Cristobal de Col e Miguel Tudela. Num mar que foi descrito pela maioria dos competidores mais como uma questão de sobrevivência, os herdeiros de Magoo de la Rosa conseguiram se sobressair, sempre achando algumas paredes mais limpas e alguns pequenos-grandes tubos no inside.

Lucas Silveira, Hizunomê Bettero e Jerônimo Vargas fizeram sua parte, pegaram algumas bombas, tentaram manobrar e acharam alguns tubos, mas foram eliminados num dia que dispensa maior explicações. Lucas, em particular, vinha surfando bem, pegou várias ondas e estava se classificando até os momentos finais de sua bateria, quando Mitch Parkinson se jogou pra dentro de uma fechadeira e teve sua insanidade recompensada com quatro pontos e a vaga no próximo round.

Se apenas entrar na água neste sábado já pode ser considerado um ato heróico, a previsão sugere que o domingo terá condições excelentes para finalizar o evento. “O surf terá de 8 a 10 pés, o ideal para Pipe e Backdoor”, disse Marty Thomas, tour manager da WSL regional do Hawaii e Tahiti. “O vento estará fraco e terra, apontando para um último dia de evento épico em Pipe”. Aguardamos. Você pode ver o evento ao vivo aqui.

Foto de capa: Keoki Saguibo/WSL