22.7 C
Suva
quinta-feira, 21 novembro, 2024
22.7 C
Suva
quinta-feira, 21 novembro, 2024

Vitória de Sophia Gonçalves encerra São Paulo Surf Festival

Após dois finais de semana consecutivos, o São Paulo Surf Festival foi encerrado no último domingo, em Maresias, com vitória de Sophia Gonçalves.

Ao todo, foram seis dias de atividades intensas, com exposições de pranchas retrô e da maior prancha do mundo, que mede exatos 11 metros e meio, palestras, aulas de surf e yoga e mostra de filme. Remadas, parede de alpinismo, futevôlei, futmesa, palestras, torneios de surf Longboard e Pranchinha e o Sunset Talk, que contou com as presenças do big rider Taiu Bueno, do campeão mundial de 2015 Adriano de Souza, Ivan Martinho CEO da WSL Latin America, entre outras personalidades que fazem parte do desenvolvimento do surf.

A família Salazar também marcou presença a convite dos organizadores. “Fazia tempo que São Paulo não recebia um evento como este. Foi uma satisfação passar alguns dias ao lado da minha família, de amigos e vivendo essa energia aqui em Maresias”, comentou Picuruta Salazar.

+ Vans Pipe Masters: Balaram Stack e Molly Picklum são os campeões 

+ Mercado de ondas artificiais ganha força em São Paulo

+ Janela aberta para o The Eddie Aikau Big Wave Invitational

O domingo (18/12), foi o encerramento do Festival e o Torneio de Pranchinha comandou a festa de último dia de Festival tendo a primeira semifinal vencida pela sebastianense bicampeã brasileira amador Sophia Gonçalves, que precisou superar outra atleta de São Sebastião, Giovana Donato, atual campeã paulista Sub 16. As experientes competidoras fizeram uma bateria acirrada e chegaram a alternar a liderança em alguns momentos, mas Sophia manteve a superioridade para conquistar a primeira vaga da grande final.

O belo duelo entre a sebastianense Mayara Zampieri e a paulista Luna Rebello marcou a segunda semifinal do dia num momento de mar liso e com mais força. As atletas disputaram a última vaga para a final onda a onda, e trocando prioridade a todo momento. Mayara acabou vencendo e ficou mais próxima do título.

São Paulo Surf Festival, Maresias. Foto: Munir El Hage

Sophia Gonçalves, que vai representar o Brasil no ISA Games 2023, e Mayara Zampieri, campeã sebastianense Sub 16 e Sub 18, fizeram a bateria da grande final com boas ondas que quebram na praia de Maresias para encerrar o São Paulo Surf Festival em grande estilo. Mayara abriu o placar arrancando 3.50 pontos dos juízes com uma batida e uma rasgada, numa perfeita direita.

Sophia respondeu rapidamente, mas não superou.  Até aos 15 minutos Mayara liderava a bateria com a maior somatória de 7.13 pontos enquanto Sophia mantinha 4,13 pontos. Mas o jogo mudou nos minutos finais da bateria decisiva e Sophia Gonçalves virou atingindo a somatória 11,10 pontos e sagrou-se a grande campeã do Torneio de Pranchinha da primeira edição do São Paulo Surf Festival 2022, garantindo uma viagem para América Central, premiação oferecida pela The Surf Travel.

Eu mesmo sabendo que estava perdendo mantive o foco porque a bateria só acaba quando a buzina toca e foi isso que aconteceu. Eu estou muito feliz de ter vencido e de saber que vou ficar uma semana na américa central“, disse Sophia Gonçalves.

Mayara nem imaginava fazer a grande final do evento. “Eu estou muito feliz de ter participado deste campeonato.

Na cerimônia de encerramento, a Federação de Surf do Estado de São Paulo fez uma justa homenagem ao atual campeão mundial da nova modalidade Sup Longboard, Leco Salazar, que recebeu o troféu das mãos do seu pai, Picuruta Salazar. “É uma honra receber este reconhecimento da SPSurf e ainda mais das mãos do meu pai, que é meu grande inspirador e me apoiou por todo meu caminho“, comentou.

Sophia Gonçalves
Leco Salazar recebe homenagem. Foto: Munir El Hage

O presidente da Federação de Surf do Estado de São Paulo, muito emocionado, agradeceu aos integrantes da Família Salazar por todo o envolvimento deles com o surf. “Essa homenagem ao Leco é mais que justa. Vocês fazem parte da história do surf no Brasil. Eu, particularmente, tenho muito a agradecer por boa parte da trajetória da minha vida no surf ao Almir Salazar, meu grande mentor“, relembrou Zé Paulo com a voz embargada.

Rico de Souza, o embaixador da Primeira edição do São Paulo Surf Festival, que contou com dois finais de semanas para ser concluído na Praia de Maresias, de tantas atrações que foram oferecidas, espera voltar em 2023. “Maresias nos recebeu de braços abertos e pretendo, se tudo der certo, estar aqui no próximo ano. Conseguimos atingir o nosso objetivo que foi transmitir o lifestyle surf“, destacou.

Dos seis dias de eventos o destaque ficou para o feito inédito realizado por Rico de Souza e Picuruta Salazar ao surfarem literalmente juntos uma onda de Maresias com a maior prancha do mundo.

Resultado do Torneio de Pranchinha

1 – Sophia Gonçalves

2 – Mayara Zampieri

3 – Giovana Donato

4 – Luna Rebello

O São Paulo Surf Festival foi uma realização da Aprel, Rico Promoções Esportivas. Patrocínio do Governo do Estado de São Paulo. Apoios da Prefeitura Municipal de São Sebastião por meio da Secretaria de Esportes, Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), Associação de Surf de Maresias (ASM) e homologado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo.

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias